Marca de mobiliário brasileira lança coleção assinada exclusivamente por mulheres

Sharon Abdalla
20/08/2019 12:16
Thumbnail

Foto: Lider/Divulgação | Jomar Braganca

Ela. Mais do que um pronome, a palavra agora também é sinônimo de design. Pelo menos é o que propõe a Lider Interiores, marca brasileira de mobiliário com mais de 70 anos de mercado. A empresa, que tem sede em Minas Gerais, lançou nesta terça-feira (19) na DW! – a design weekend de São Paulo – sua primeira coleção desenhada exclusivamente por mulheres.
Idealizada por um dos diretores criativos da marca, André Bastos, do Nada se Leva, a coleção convidou nove profissionais a criar peças que representassem as mulheres como intérpretes de suas histórias. O resultado: 14 trabalhos que mesclam texturas, volumes e materiais em móveis e objetos decorativos carregados de simbolismo.
“A Lider é uma empresa que tem muitas mulheres em sua história, como a dona Luziária, co-fundadora da empresa, suas duas filhas [que também atuam no negócio] e as dezenas de mulheres que ocupam cargos de gestão. Sentimos, então, que tudo isso legitima a empresa a fazer este lançamento”, conta Tiago Nogueira, diretor de marketing da Lider.
“O que a Lider está fazendo é dar visibilidade a um movimento de empoderamento, a algo já existente. As políticas de afirmação são importantes. E, se uma indústria coloca isso de forma visível, ela está cumprindo um papel social dentro deste universo que é de preconceito, se você analisa a sociedade de forma geral. Cada um tem que pensar dentro da sua estrutura a como ajudar a vencer esses preconceitos”, destaca a arquiteta Isabela Vecci.

A coleção

O processo de criação das peças foi independente, sem trocas ou encontros entre as designers por trás de suas concepções. Mesmo assim, as linhas conversam e se complementam por meio de traços limpos, com toque contemporâneo. Confira quem são as profissionais e suas criações.

Ana Neute

Foto: Lider/Divulgação
Foto: Lider/Divulgação
A arquiteta Ana Neute estreia no universo do mobiliário com a linha Botão – até então ela trabalhava exclusivamente com luminárias. Composta por mesa e banco com estrutura em metal, traz formas delgadas e diversas opções de acabamento para o tampo da bandeja, assim como para o estofamento.
“O nome da coleção remete ao movimento das mulheres de saírem do papel de costureira e dona de casa e irem para o mercado de trabalho. E também tem a brincadeira da estrutura, uma vez que o botão é o elemento que une as duas partes: a estrutura e a superfície”, explica.

Marina Dubal

Foto: Lider/Divulgação
Foto: Lider/Divulgação
Modular, o sofá Ária, assinado pela arquiteta Marina Dubal permite que a peça seja posicionada de acordo com o espaço disponível e a necessidade do morador. O mais extenso deles pode ser transformado em chaise a partir da movimentação do braço do estofado, com costura marcada em linhas retas.

Isabela Vecci

Foto: Lider/Divulgação
Foto: Lider/Divulgação
A arquiteta Isabela Vecci também faz do volume das mesas um dos destaques da linha Órbita, composta por banco e banqueta. Com estrutura em metal, eles trazem a base do assento em madeira e tiras de couro com trançado artesanal, sobre as quais repousa o estofado em tecido. A mesa, giratória, inspira o nome da linha.
Foto: Lider/Divulgação
Foto: Lider/Divulgação
A madeira e o metal também aparecem no cabideiro Garra, outra de suas criações. Com ganchos e uma pequena bandeja, ele foi pensado para trazer praticidade a halls de entrada, quartos e closets. “A linha traz a ideia de que o móvel também pode ser como uma pessoa que carrega coisas, ser multiuso, customizável, o que dá à ela possibilidades de se apropriar dele de formas que eu nem planejei”, conta.

Glauciene Duarte

Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Linhas delicadas, porém resistentes, são a marca da poltrona e cadeira Ella, assinada por Glauciene Duarte. A designer, que é coordenadora do Estúdio Lider, apostou  nas formas curvas e no estofado slim do assento e encosto para dar o tom sutil das peças. A estrutura, por sua vez, é de tubo de inox, com opções de acabamento nas cores latão, ônix ou cobre.

Plataforma 4

Foto: Lider/Divulgação
Foto: Lider/Divulgação
Quatro designers, um estúdio. Esta é a Plataforma 4, composta por Amélia Tarozzo, Camila Fix, Flávia Pagotti Silva e Rejane Carvalho Leite. Na coleção, elas assinam a mesa de jantar Floresta e a base de jantar Lago. A primeira tem como inspiração o tronco das árvores retratadas nas obras de Tarsila do Amaral. Já a segunda , também tendo o trabalho da pintora como referência, mescla madeira e metal em um design limpo e fluido, que permite a combinação de diversas dimensões de tampo.
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
“Escolhemos uma mulher que levou a linguagem do Brasil para o mundo para inspirar nosso trabalho. São peças com desenhos fortes, como o traço da Tarsila, que tem formas mais robustas”, aponta Camila Fix.

Maria Helena Emediato

Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
Foto: Sharon Abdalla/Gazeta do Povo
A linha de Joias para Casa, assinada pela arquiteta Maria Helena Emediato, destaca o trabalho artesanal. As peças, que decoram mesas e paredes, são feitas com contas de cerâmica, material típico do Vale do Jequitinhonha, moldadas manualmente por artesãs e pintadas com pigmentos do norte de Minas Gerais. Cristais como turmalina negra, quartzo rosa e quartzo verde são usados para energizar e trazer proteção aos ambientes por meio das peças.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!