Sete lançamentos da nova geração do design brasileiro para decorar a casa com personalidade

Sharon Abdalla
22/08/2019 21:00
Thumbnail

Pratos produzidos durante a oficina com Carlos Motta. Foto: Divulgação/ BV Rio

Ter um móvel com uma assinatura estrelada é o desejo de dez entre dez apreciadores de design. Mas não são apenas eles que têm lugar garantido na preferência de quem valoriza um bom desenho e a qualidade dos materiais e da execução das peças. Cada vez mais o design autoral vem ganhando espaço nos lares brasileiros, em muitos com papel de protagonista, seja nos de quem já aprecia a arte de dar forma à matéria bruta ou está se iniciando neste tema.
E as feiras do setor contribuem para isso, apresentando profissionais jovens, destacando nomes conhecidos e os aproximando do cliente final. Nesta quinta-feira (22), teve início uma das mais importantes delas: a Made 2019 (Mercado, Arte e Design). Evento integrante da Semana de Design de São Paulo (a DW! 20019), a feira é realizada no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera.
HAUS visitou a Made e elencou sete lançamentos para decorar com charme e estilo. Confira!

Rotação

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
A mesa de centro Véu, da Ido Design, explora os “cheios e vazios” do móvel a partir da rotação do vidro do tampo, que tem exatamente as mesmas dimensões de sua estrutura (em aço carbono).

Leveza

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
A cadeira-banco da coleção Script, assinada por Gabriel Freitas e Tiago Volpato, da Get Lost Studio, tem desenho leve e forma inusitada. Feita em aço carbono, conta com apoio lateral.

Forma com função

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
Com base em madeira maciça, a caixa acústica Tempo apresenta uma nova proposta para quem gosta de ouvir música em casa. Disponível em três versões – de piso, mesa e parede -, tem estrutura em metal.

À mostra

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
A coleção D33 faz da espuma utilizada na fabricação de estofados e colchões seu destaque. Embebida em tinta e resina acrílica, ela dá base à estante de mesmo nome.

Conexões

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
O arquiteto Leandro Garcia apresenta seu espelho Aro. Disponível em cinco tamanhos e dois formatos, sendo um deles oval, tem estrutura em freijó. Os conectores são em latão maciço e dão acabamento à peça na forma de penduradores. Os espelhos podem ser utilizados sozinhos ou em composições.

Hermano

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
Direto da Argentina, o bar Abre e Fecha, de Federico Varone, é feito à mão em Lenga, madeira patagônica. Suas portas, de correr, são sanfonadas em couro de reaproveitamento e podem ser abertas por ambos os lados.

Mudos

Foto: Sharon Abdalla
Foto: Sharon Abdalla
Assinada por Ronald Sasson para a Herança Cultural, a linha Mudos traz uma série limitada de 20 peças que desconstroem o conceito de forma e função. Ao contrário, nela a função é deixada de lado para que a forma prevaleça. É o que ocorre com os fones de ouvido em ouro e prata, que complementam o porta-retrato.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!