Higiene

Haus

Os erros de limpeza e organização da casa que ainda cometemos no combate ao coronavírus

Isadora Rupp, especial para a HAUS
26/01/2021 12:58
Thumbnail

Hábitos de limpeza da casa se intensificaram na pandemia, mas ainda cometemos erros. | Jeshoots/Unsplash

Hábitos de limpeza e higiene que haviam se perdido voltaram ao nosso cotidiano em 2020 com a pandemia do novo coronavírus. Olhando em retrospecto, já estamos há quase um ano limpando as nossas compras quando voltamos do supermercado, lavando as mãos com frequência e tirando os sapatos para entrar em casa. O que agora parece trivial era, sejamos sinceros, rotina para pouca gente antes da Covid-19.
A intensificação de limpeza da casa foi notável no dia a dia e se refletiu no setor: a Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene e Limpeza (Abipla) aponta que, só no primeiro semestre de 2020, o aumento na comercialização desses itens foi de 5,6%.  Mas, nem sempre, temos acertado a dose: ainda utilizamos produtos de forma incorreta e deixamos a falta de organização sabotar tudo.
Conversamos com o doutor em Ciências Biológicas e coordenador dos cursos de limpeza profissional da Fundação de Asseio e Conservação, Serviços Especializados e Facilities (Facop), Mário Guedes, e com fundadora da empresa de organização "Onde eu deixei?", Carol Ferraz.
Eles elencaram erros que ainda cometemos na tentativa de deixar o vírus longe dos nossos lares. Veja as falhas e soluções:

Usar álcool 70% para limpar tudo 

Não adianta borrifar o produto em superfícies que estão sujas: segundo Mário Guedes, a presença de matéria orgânica diminui a eficácia tanto do álcool como de outros produtos desinfetantes que prometem eliminar mais de 99% das bactérias. "A higienização envolve limpeza e remoção de qualquer sujidade possível. Quando a matéria orgânica é eliminada, aí sim, posso fazer o uso do álcool". E isso vale tanto para uma cama de hospital como para a sola do sapato. Ou seja: de nada adianta borrifar o líquido se a sola está cheia de barro. Outro alerta do especialista: "Como o álcool retira a água, ele pode danificar sapatos de couro".
Borrifar álcool 70% em um sapato ou superfície sujos diminui a eficácia de desinfecção. Ideal é realizar antes a limpeza com água e sabão. Foto: Dickens Sikazwe/Unsplash.
Borrifar álcool 70% em um sapato ou superfície sujos diminui a eficácia de desinfecção. Ideal é realizar antes a limpeza com água e sabão. Foto: Dickens Sikazwe/Unsplash.
Nesses casos, a limpeza mais efetiva de sapatos, por exemplo, é com água e sabão neutro. Desinfetantes, produtos multiuso e água sanitária  também são mais eficazes - e baratos - para limpar superfícies de alto toque, como maçanetas de porta, o botão da descarga do vaso sanitário ou o pegador da geladeira e do micro-ondas. "O álcool 70% evapora rápido e, para ser eficiente, você precisa esfregar esse álcool para ele atingir certa temperatura, e assim destruir as camadas protéicas e lipídicas dos vírus e bactérias", esclarece o coordenador da Facop.
Logo, não adianta só espirrar álcool em tudo achando que está seguro. E isso vale para as compras de supermercado. Guedes orienta utilizar uma solução com água sanitária a 10% (uma parte de água sanitária para 10 partes de água) para deixar frutas e verduras de molho por 10 minutos. Também é possível deixar de molho embalagens que não absorvem água e, depois, enxaguar.
Todos os itens do supermercado necessitam de limpeza prévia antes de serem armazenados. Foto: Daniel Romero/Unsplash.
Todos os itens do supermercado necessitam de limpeza prévia antes de serem armazenados. Foto: Daniel Romero/Unsplash.
Outra opção é lavar (latas e garrafas, por exemplo) com esponja e detergente ou sabão, igual lavamos a louça. O que não for lavável, como pacotes de pão ou bolacha, a orientação é borrifar álcool líquido 70%, e passar um pano seco e limpo na sequência.
Nunca use álcool gel para limpeza da casa, objetos ou embalagens: a textura pode facilitar o depósito de resíduos. Reserve o produto para a higiene das mãos apenas.

Dar atenção demais ao chão e de menos às superfícies 

Tirar os sapatos assim que chegamos em casa - um hábito, lembra Mário Guedes, que é cultural no Oriente - é, de fato, indicado para manter o asseio da casa. Mas é menos problemático quando se trata da contaminação pela Covid-19. "Comparado com outras atitudes é um risco bastante reduzido. Muito embora alguns estudos indiquem que é necessário manter a área limpa, não só pelo coronavírus, mas por outras sujidades e bactérias", frisa o doutor em Ciências Biológicas.
O maior cuidado, salienta ele, deve ser com as superfícies de alto toque: maçanetas, botões, pertences pessoais, o puxador da geladeira, a garrafa de café, bancadas, escrivaninhas. Enfim. Todos os locais de uso compartilhado onde encostamos sempre.
Superfícies em que encostamos com mais frequência necessitam de limpeza recorrente. Foto: CDC/Unsplash.
Superfícies em que encostamos com mais frequência necessitam de limpeza recorrente. Foto: CDC/Unsplash.
Nesses espaços é necessário manter uma higienização constante, seja com desinfetantes de uso geral, produtos multiuso ou álcool líquido 70%. Só não esqueça, orienta Guedes, de ler os rótulos antes, para não estragar móveis, por exemplo.
Seguindo essa lógica, não é preciso ficar tão aficcionado pela limpeza das patas dos pets. "Se você passeia com seu cachorro várias vezes ao dia e lava em todas, é provável que ele tenha algum dano como fungos nas patinhas, ou até queimaduras dependendo do produto que é passado. Se mantemos a casa limpa não existe a necessidade cabal de limpeza sempre que ele sai", salienta Guedes.
Para a limpeza do chão, primeiro retire a poeira e outros resíduos com o aspirador de pó, esfregão, MOP ou vassouras. Essa última é a menos indicada quando se fala em segurança sanitária. "Em hospitais não se usa vassoura, porque o varrer traz mais risco de resíduos serem aspergidos pelo ambiente” esclarece Guedes. Depois da remoção, use desinfetantes para pisos frios, aplicados com pano e rodo. Em chãos de madeira, por ser uma superfície porosa, procure produtos específicos.
Chão tem menos risco de contaminação do que superfícies de alto toque. Foto: Bigstock
Chão tem menos risco de contaminação do que superfícies de alto toque. Foto: Bigstock
Para facilitar a limpeza, Carol Ferraz, que é uma das primeiras consultoras formadas pelo método Marie Kondo no Brasil, diz ser fundamental prestar atenção na organização. Reservar um móvel logo na entrada de casa e criar uma "área de higienização", com álcool em gel, para as mãos, e spray, para limpar o celular e as chaves, é uma de suas dicas. "Para os meus bagunceiros eu indico ainda deixar uma caixinha para esvaziar a bolsa assim que chegar em casa. Separar o que é pendência, o que é lixo, e limpar chaves, cartões e celular. Isso faz com que a bolsa não fique rodando pela casa"  frisa a especialista. Outra orientação de Carol é ter sempre um plástico ziplock na bolsa para guardar a máscara, outro acessório agora onipresente na rotina.

Lavar as roupas todas as vezes que sai de casa 

No início da pandemia essa era a regra geral - mas hoje ela é válida sobretudo para profissões que têm muito contato com o público, ou profissionais de saúde. Nesses casos, é necessário se despir logo ao chegar em casa e deixar as peças em um local isolado. "Sabemos que o coronavírus pode sobreviver em superfícies de 48h a 72h. Como lavamos roupas umas duas vezes na semana, é tempo suficiente para inativar o vírus", lembra Guedes.
Em saídas breves, não há necessidade de lavar as roupas. Foto: Erick Witsoe/Unsplash.
Em saídas breves, não há necessidade de lavar as roupas. Foto: Erick Witsoe/Unsplash.
Para quem faz home office e sai por pouco tempo, ou trabalha em um escritório com o distanciamento e medidas sanitárias, não há necessidade de lavar a roupa sempre que se usa: deixar ela em "quarentena" ventilando por dois ou três dias já elimina o vírus. O doutor em Ciências Biológicas só reforça a necessidade de higienizar as mãos assim que chegar em casa e, só depois, se trocar.
Quem quer deixar a roupa com cheiro de recém-lavada pode recorrer a uma receita divulgada pela consultora de estilo Roberta Freitas em seu Instagram: quando pendurar a peça para ventilar, borrife uma solução que leva: duas xícaras de água, ¼ de xícara de álcool e ¼ de xícara de amaciante. Quem preferir produtos mais naturais pode usar ¼ xícara de vinagre de álcool ao invés do amaciante, e gotas de essência da sua preferência.

Não lavar as máscaras separadamente 

Como manipulamos muito as máscaras no dia a dia, Mário Guedes, da Facop, enfatiza que o melhor é lavá-las separadamente, ainda mais se for necessário utilizar a mesma máscara no dia seguinte. Nesse caso, higienize com detergente neutro e deixe de molho em uma solução com hipoclorito de sódio pelo tempo de ação indicado no rótulo. Caso a máscara não precise ser usada no dia seguinte, é possível lavar a peça junto com outras roupas na máquina, desde que se faça uma pré-lavagem à mão com detergente antes.

Deixar muitos objetos e utensílios expostos 

Para facilitar a limpeza, o ideal é deixar bancadas (como da cozinha, por exemplo) o mais livre possível. Prefira guardar objetos e utensílios em armários.
Quanto menos objetos expostos, mais simples é a limpeza. Cozinha é projeto de Matheus Ilt. Foto: Matheus Ilt/Divulgação.
Quanto menos objetos expostos, mais simples é a limpeza. Cozinha é projeto de Matheus Ilt. Foto: Matheus Ilt/Divulgação.
"Quanto mais exposto, mais se acumula pó e gordura, o que gera uma demanda maior por limpeza", diz Carol Ferraz. "Então, devemos pensar no que faz sentido manter em casa. Precisamos de tudo o que temos, ou podemos reduzir? Pense no objeto, na utilidade prática ou emocional. Se servir para uma dessas duas, ótimo. Senão, vale repensar por que estamos mantendo aquilo".

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!