Estilo & Cultura

10 lugares fantásticos que parecem saídos de Harry Potter para você visitar

Luan Galani
06/08/2017 21:00
Thumbnail

Biblioteca da sociedade de debate mais prestigiada do mundo, a Oxford Union, que faz parte do Cherwell College da Universidade de Oxford, e que poderia muito bem ter funcionado de cenário para os filmes de Harry Potter. Foto: Bodleian Libraries Weblog/Reprodução

As aventuras de Harry Potter continuam encantando diferentes gerações. Tanto nos livros  quantos nos filmes da franquia. Mas você sabia que diversos conceitos mostrados no dia a dia de Hogwarts não são tão originais assim?! Alguns costumes foram inspirados nas Universidades de Cambridge e Oxford, na Inglaterra, duas das mais antigas e prestigiadas instituições de ensino superior do mundo. Apesar de serem supermodernas e liderarem diversos estudos científicos de ponta, as cidades homônimas que abrigam as duas universidades fazem qualquer um se sentir um bruxo em sua escola de magia.
Confira 10 lugares fantásticos que parecem saídos do universo de Harry Potter! Detalhe: você pode conhecê-los pessoalmente quando for à Inglaterra. Dá até para escolher, pois todos os colégios oferecem hospedagem.

Biblioteca da Oxford Union

Biblioteca da sociedade de debate mais prestigiada do mundo, a Oxford Union, que faz parte do Cherwell College da Universidade de Oxford, e que poderia muito bem ter funcionado de cenário para os filmes de Harry Potter. Foto: Bodleian Libraries Weblog/Reprodução
Biblioteca da sociedade de debate mais prestigiada do mundo, a Oxford Union, que faz parte do Cherwell College da Universidade de Oxford, e que poderia muito bem ter funcionado de cenário para os filmes de Harry Potter. Foto: Bodleian Libraries Weblog/Reprodução
Vai dizer que você não consegue imaginar os alunos de Hogwarts perambulando por essa biblioteca? Ela pertence a Oxford Union, um clube de debates famoso em todo mundo, que integra o Cherwell College da Universidade de Oxford. A atmosfera é de tirar o fôlego. Justamente por ser uma das menores bibliotecas da universidade, ela é um sopro de aconchego, e hipnotiza qualquer com a beleza e mistério de seus detalhes arquitetônicos e decorativos. O espaço oval que já foi uma câmara de debates esbanja paredes com pinturas vibrantes de William Morris e Dante Rossetti, dois artistas ingleses de renome do século 19. A estrutura e mobiliário de madeira e o carpete verde, que conversa com o papel de parede do teto, repleto de pequenas folhagens, completam a cenografia. Quer visitar? Veja aqui.

Jardins e capela do King’s College

A mais famosa construção da Universidade de Cambridge é a capela gigante do King’s College, um dos mais tradicionais de toda a instituição. Toda esculpida em pedras e com estrutura em madeira, o edifício é um dos melhores exemplares da arquitetura gótica inglesa. A capela começou a ser construída em 1446 pelo rei Henrique 6º e levou quase 100 anos para ficar pronta. Seus vitrais medievais são admirados por especialistas e sua abóbada é a maior do mundo. Além de parecer um castelo, os jardins ingleses da parte externa parecem ou não um bom lugar para as aulas de Quadribol? É possível visitá-la aqui.

Relógio do Corpus Christi College

Não parece um artefato mágico? Na verdade, esse ‘gafanhoto’ faz parte de um grande relógio público do Corpus Christi College, da Universidade de Cambridge. É um dos monumentos mais adorados da cidade desde sua inauguração em 2008. Ele foi criado por John Taylor, famosos cientista da universidade que patenteou a tecnologia de controle de termostatos. O relógio é circular e banhado a ouro. Suas ‘ondulações’ homenageiam o Big Bang, considerado o início do tempo, e o monstro no topo é um devorador de tempo. Veja mais aqui.

Antigo hall do Queen’s College

O lugar parece um recanto qualquer da Grifinória, com vários detalhes dourados e vermelhos. É o antigo hall do Queen’s College da Universidade de Cambridge, onde estudantes e professores tomavam as refeições desde 1449. Hoje o local é utilizado apenas para ocasiões especiais. O espaço foi restaurado no século 19, o que trouxe nova vida às mais de 800 estrelas douradas que enfeitam o teto. Todos os elementos decorativos pintados nas paredes foram feitos por grandes nomes do movimento Arts & Crafts. O lugar pode ser visitado com agendamento prévio.

Grande Salão do Christ Church College

Lembra-se do salão onde as quatro casas de Hogwarts se reuniam para as refeições? Foi inspirado no grande salão renascentista do Christ Church College, da Universidade de Oxford. Levantado em 1520 com um exímio trabalho de carpintaria no teto por um dos chefes de construção do rei Henrique 8º, o local quase foi destruído em 1720 por um incêndio. As paredes são adornadas por retratos de membros famosos do college, que incluem a Rainha Elizabeth e W. H. Auden. Para visitar o salão, veja mais aqui.

Casas e seus símbolos por toda a cidade

Oxford e Cambridge são cidades rivais, mas são iguaizinhas quando se trata dos colleges. Por todo canto que você olha, lá estão seus escudos, símbolos e cores, demarcando território. Igualzinho o mundo do bruxinho, não? A inspiração para criar as quatro casas de Hogwarts é clara. Por isso, se algum dia visitar alguma das duas cidades, a sensação instantânea será de estar no mundo de Harry Potter. O da foto é do Newham College da Universidade de Cambridge. Para conhecê-lo, clique aqui. Veja abaixo os diferentes brasões dos colégios da Universidade de Oxford.

Biblioteca Duke Humfrey

A biblioteca medieval foi construída em 1488 para acomodar diversas doações do Duque de Gloucester. Sobrevive até hoje com grande parte de sua estrutura original de madeira e com as pinturas no teto. A forma de toda a construção, que tem vários elementos do estilo gótico, é o responsável por tornar a biblioteca uma cenografia perfeita para qualquer aventura do universo de Harry. Para visitá-la, veja como aqui.

Prédio da diretoria do Christ’s College

A porta do diretor do Christ’s College da Universidade de Cambridge não é guardada por uma estátua de fênix que gira, como acontece nas histórias do bruxo, mas toda a suntuosidade indica que alguém de poder e respeito vive atrás dessa portinha, correto? Os detalhes do balcão não nos permite pensar diferente. Para visitar o local, clique aqui.

Sala comunal do Clare College

Como nos livros e filmes de Harry Potter, em que cada casa tem sua sala comunal, cada college em Oxford ou Cambridge também mantém áreas comunais para seus estudantes. No Clare College, da Universidade de Cambridge, um desses espaços é subterrâneo, com galerias que datam de 1326. O que faz do colégio o segundo mais antigo da universidade. Para conhecer o college, veja mais informações aqui.

Fixação por quadros do Gonville & Caius College

Você realmente achou que apenas Hogwarts tinha essa fixação por quadros? Muitos colégios gostam de esbanjar pinturas famosas ou retratos de membros que ganharam o mundo. O Caius, por exemplo, em Cambridge, é um dos maiores e mais antigos da universidade. Já contabiliza 14 prêmios Nobel, entre eles o astrofísico Stephen Hawking, que está no quadro central do salão na foto. Viu só como nem tudo saiu somente da imaginação da Rowling? Se quiser visitar o college, clique aqui.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!