Estilo & Cultura

11 sinais de que você pode ser alérgico ao seu apartamento

HAUS
08/06/2016 14:00
Thumbnail

Das cortinas ao ventilador de teto, descubra quais são as principais fontes de alergias dentro da sua casa (Foto: Bigstock)

Você já sentiu os olhos incharem, mesmo dentro de casa? Ou quando você abre a porta começa a espirrar? Mofos, ácaros e poeira se acumulam em cantos escondidos pela casa, e podem desencadear processos alérgicos. O lado bom é que eles são, muitas vezes, fáceis de resolver – basta encontrar a fonte do problema – e deixam alguns sinais claros.
Confira quais são os sinais que o apartamento mostra quando ele é a causa da sua alergia, de acordo com informações da revista Bustle.
  1. Você sempre acorda com os olhos inchados?
    Esse pode ser um sinal de que a sua cama pode ser a fonte do problema. Você usa um travesseiro de penas? Considere trocá-las. Os olhos inchados podem ser devido, ainda, a ácaros e poeiras. Lembre-se de trocar os lençóis uma vez por semana, e lavá-los em água quente.
  2. Você espirra quando o ventilador está ligado?
    Repare na próxima vez que você ligar o ventilador. Se, de repente, começar a espirrar, o ventilador precisa de uma limpeza. Use um aspirador de pó ou pano molhado e retire toda a poeira acumulada.
  3. Você se sente abatido depois da limpeza da casa?
    Isso não significa que o seu apartamento seja a fonte do problema, mas talvez os produtos que você esteja usando na limpeza dele, sim. Alguns produtos lançam odores, que ficam concentrados, e podem irritar a mucosa nasal. Na próxima vez que for limpar a casa, deixe as janelas abertas.
  4. Você não aguenta mais a umidade?
    A umidade é o principal ingrediente para o crescimento do mofo. Se a sua casa é muito úmida, pode ser fonte de mofo e, consequentemente, fonte da alergia. Talvez seja melhor investir em um higrômetro, que mede a umidade dentro do ambiente ? e mantenha a 40%, ou menos.
  5. Você não pode sentar no chão?
    Ficar no chão é um dos hábitos mais corriqueiros para quem vive em um apartamento pequeno. No entanto, isso pode agravar as alergias, por conta da poeira e dos ácaros espalhados. Uma dica é: abandone o tapete, especialmente no quarto.
  6. O ar condicionado parece piorar os sintomas?
    Mesmo que você limpe o aparelho de ar condicionado da melhor forma possível, a sujeira e o pó conseguem entrar toda vez que for ligado. Troque os filtros, sempre que possível.
  7. Suas alergias persistem mesmo no inverno?
    Se, mesmo longe do pólen da primavera e da umidade do verão, você continuar com os sintomas de alergias, verifique o mofo. Procure principalmente no banheiro e atrás da geladeira, na cozinha.
  8. Você não suporta a bagunça?
    A bagunça é o pior inimigo das alergias. É naquela pilha de livros e revistas empoeirados que se acumulam a poeira e a sujeira ? principal causadores das alergias. Limpe sempre que possível.
  9. Você se sente pior depois de cozinhar?
    A combustão, que vem do gás de cozinha, fogueiras, lâmpadas de querosene e outros aparelhos, pode produzir dióxido de nitrogênio e outros poluentes que, se não forem ventilados para fora, ficam retidos no ambiente. Cozinhe com a janela aberta.
  10. Você se sente tonto depois de pintar?
    A tinta usada na pintura da casa também pode liberar gases. Se você sentir tosse, nariz escorrendo, dor de garganta e congestão, fique atento. Quando for pintar a casa, procure por tintas sem composto volátil orgânico, para evitar uma reação alérgica.
  11. Você não suporta as janelas abertas?
    As janelas abertas são as portas de entrada de pólens e outros alérgenos. Porém, há outras maneiras das janelas se tornarem fontes de alergias ? através das cortinas. Lembre-se de lavá-las com frequência.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!