Estilo & Cultura

A avenida Champs-Élysées, em Paris, será exclusiva para pedestres um domingo por mês

Gazeta do Povo
08/01/2016 12:00
Thumbnail

Avenida Champs-Élysées será fechada para carros um domingo por mês. Crédito: Free Images

A avenida Champs-Élysées, um dos pontos turísticos mais famosos de Paris, será fechada para carros um domingo ao mês para o livre trânsito de pedestres.
Segundo a prefeita da cidade, Anne Hidalgo, a ação, que entra em vigor no dia 4 de abril, faz parte de uma série de medidas ambientais planejadas para 2016. Os planos incluem ainda abrir permanentemente para pedestres um trecho de estrada de tráfego intenso na margem direita do rio Sena.
Em 2015, um trecho da avenida e outras ruas de 11 bairros do centro e arredores de Paris foram fechados, no último domingo de setembro, em evento europeu de dia sem carro. Milhões de parisienses aproveitaram o dia de sol passeando nos quase dois quilômetros reservados aos pedestres na Champs-Élysées. A prefeita de Paris anunciou também a abertura, a partir de abril, da metade dos parques da cidade, durante 24 horas por dia.
A iniciativa segue a tendência mundial de priorizar as pessoas ao invés dos carros nos grandes centros urbanos. Ao redor do mundo, outras cidades tem adotado medidas de restrição no trânsito em suas regiões centrais, como Bruxelas, capital belga, Madri, capital da Espanha, e Atenas, na Grécia, e Roma, Milão, Florença e Pisa, principais cidades italianas.
No Brasil, a ideia foi adotada em São Paulo, em decisão do prefeito Fernando Haddad (PT), que fecha a avenida Paulista aos domingos para carros, tornando-a exclusiva para pedestres e ciclistas, das 10h às 18h. Eventualmente, há alteração na programação devido a eventos, como a Fuvest, por exemplo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!