Estilo & Cultura

A transformação do cofre do Farol Santander em bar revela antiguidades e relíquias do design

Luciane Belin*
15/02/2019 16:21
Thumbnail

Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo | Carol Gherardi

Nas paredes, quadros com fotos antigas e plantas do prédio com tanta história que, por si só, já mereceriam estar guardadas em um cofre. Nos três ambientes, móveis e objetos de decoração assinados por nomes como Fernando Jaeger e Carlos Motta. Recém inaugurado no edifício do Farol Santander, o Bar do Cofre SubAstor foi pensado para dar uma nova função e um novo rosto a um espaço que respira tradição.
Tombado como patrimônio histórico, o cofre que agora abriga o SubAstor foi reformado com projeto dos arquitetos Valeria La Terza ou Rodrigo Leopoldi, da LAB Arquitetos, com o objetivo de preservar o que é patrimônio, mas tornar o espaço agradável aos frequentadores. “O que norteou a gente foi destacar os elementos icônicos do cofre, as portas principais de segurança, as 2 mil caixinhas, tirar partido daquilo em que não poderíamos mexer e transformar em atração”, explica Leopoldi.
A ideia é que, não importa em qual dos três ambientes do bar o visitante estivesse, a vista da porta principal se mantivesse em destaque e fosse possível identificar com facilidade o espaço. Outro ponto focal do projeto é o bar – grande carro-chefe da marca SubAstor – que funciona como uma espécie de centro de iluminação e diminui a sensação de claustrofobia do local, que tem capacidade para 90 pessoas.
Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo
Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo
“A ideia dos contrastes, quando você cria ambientes mais iluminados e outros menos, você tira um pouco a sensação de que está tudo lavado e você está preso em uma caixa, e você tem uma impressão diferenciada em cada lugar que você olha. Nos dois principais salões a gente trouxe um bar como elemento de atração, que ilumina o salão todo, destaca a bebida e a ação do barman”, diz ele.
Na recepção, o mobiliário do designer brasileiro Hugo França atualiza o ambiente, trazendo arte mais contemporânea em contraste com o ar anos 30 dado por outros elementos. “A gente quis trazer essa brasilidade para dentro do cofre, ele trabalha com troncos de árvore e faz peças únicas”, diz a arquiteta.
Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo
Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo
Ela complementa ainda que a escolha de cores e tecidos foi fundamental para criar um ambiente que remete ao glamour da década de 30. “A ideia do cofre é a de uma coisa luxuosa e a escolha dos tecidos remeteu a isso. Usamos muito veludo, muito couro, em tons de dourado, de vinho, de verde, remetendo também aos anos 30 e 40, então sempre essa mistura do novo com o antigo”, completa
Poltronas quase centenárias, de designers brasileiros e italianos, foram garimpadas em antiquários paulistanos e harmonizadas com peças de marcas conceituadas de design, como é o caso dos próprio Fernando Jaeger, Carlos Motta, bem como do Estúdio Bola, Brentwood, Desmobilia e La Novita.

Invadindo (e recuperando) o cofre

Um dos principais desafios do projeto, segundo os arquitetos, foi transformar um ambiente que é patrimônio, ou seja tem requisitos rigorosos para qualquer alteração, mas cumprir também os de segurança exigidos por órgãos como a Vigilância Sanitária e o Corpo de Bombeiros. “A gente teve que adequar as questões de acessos e saídas. Para poder ter um funcionamento tranquilo, foi criado uma porta corta-fogo que foi uma obra de engenharia bem importante, que cortou a parede de 30 cm de concreto para acessar o outro imóvel e gerar uma rota de fuga”, detalha Valeria.
Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo
Foto: Divulgação/Carol Gherardi Flair Coletivo
O trabalho de restauro envolveu a recuperação da grande porta redonda, que pesa 16 toneladas e ainda funciona perfeitamente, e de detalhes internos. “Foram recuperadas todas as portinhas, as trancas, alguns estão abertos, outros fechados, mas é possível visualizar e pegar a caixinha metálica lá dentro”, explica Leopoldi.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!