Estilo & Cultura

Apartamento de Jimi Hendrix em Londres abre ao público; veja as fotos

O Globo
11/02/2016 10:00
Thumbnail

Jimi Hendrix em seu flat de Londres na década de 1960. Foto: Handel & Hendrix in London

O apartamento onde Jimi Hendrix viveu no auge de sua carreira, em Londres, será aberto ao publico pela primeira vez nesta quarta-feira (10). O imóvel, no bairro de Mayfair, esteve fechado nos últimos dois anos em obras de recuperação.
Jimi Hendrix viveu no número 23 da Brook Street, em Mayfair, entre 1968 e 1969 com sua então namorada Kathy Etchingham. O apartamento foi restaurado e redecorado para levar o visitante de volta ao fim dos anos 1960.
O quarto de dormir, onde Hendrix gastava a maior parte do tempo quando estava em casa, recebeu especial atenção. Tapetes persas no chão, um xale vitoriano pendurado no teto sobre a cama (um detalhe especialmente apreciado pelo músico), um violão, e uma garrafa do vinho Mateus Rose – um de seus preferidos – compõem o ambiente, classificado por Kathy como “uma cápsula do tempo”.
Em outros ambientes, o antigo apartamento perde as características residências para se tornar mais um museu, com objetos que remetem à carreira guitarrista, como fotos, pôsteres e instrumentos musicais. Há também vídeos com entrevistas de pessoas que frequentaram o lugar quando era apenas mais um apartamento em Mayfair.
Hendrix não foi o único gênio da música a viver na Brook Street. No século 18, o prédio ao lado, número 25, foi o endereço do compositor George Frideric Händel e viu o nascimento de algumas de suas obras mais famosas, como o oratório “O messias”.
A casa do compositor alemão, naturalizado britânico, está aberta ao público desde 2001. Até a decisão de permitir a visitação, o apartamento do guitarrista americano era usado como escritório pela Handel House Trust.
Agora, os dois endereços históricos viraram um só museu, o Handel & Hendrix in London. Os ingressos podem ser comprados pelo site. O que dá direito a visitar os dois imóveis custa 10 libras. Apenas para um dos ambientes, o bilhete custa 7,50 libras. O museu abre de terça a domingo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!