Estilo & Cultura

Artista cria museu aquático nas Ilhas Canárias

HAUS
31/01/2017 11:59
Thumbnail

Fotos: Jason deCaires Taylor/Divulgação

Um museu diferente de tudo o que você já viu. O escultor e ambientalista britânico Jason deCaires Taylor lançou o Museo Atlantico, localizado no mar de Lanzarote, nas Ilhas Canárias. O local apresenta mais de 300 esculturas em 12 instalações, a 15 metros da superfície, sendo considerado o primeiro museu submerso da Europa.
As obras aquáticas são repletas de simbolismo: retratam o cotidiano dos moradores da ilha e o drama de refugiados, como a instalação “A balsa de Lampedusa”, um bote com treze pessoas à deriva, cruzando o Mediterrâneo.
Outra obra que chama atenção é “Crossing the Rubicon”, 35 esculturas de pessoas em frente a um grande muro, com apenas uma pequena entrada no centro. A ideia da instalação, segundo o artista, é de mostrar o absurdo de se ter fronteiras em um mundo tridimensional, onde se pode atravessar o mundo por qualquer direção.
As esculturas são feitas de um tipo de cimento que favorece o crescimento de vida marinha nelas, se tornando um recife artificial. A intenção de Taylor é que, com o tempo, as esculturas se tornem algo único, criado pelo mar – além de manter turistas entretidos e afastados de recifes naturais, que estão se recuperando da ação humana.
O artista tem outras obras, também subaquáticas, pelo mundo: no Caribe, “Vicissitudes” é uma instalação que apresenta um grupo de jovens em círculo, encarando a vida marinha. No México, ele criou o MUSA – Museu Subaquático de Arte, e em Londres há a obra “The Rising Tide”, que reúne quatro cavalheiros que surgem no Rio Tâmisa quando a maré está baixa.
The Rising Tide, em Londres.
The Rising Tide, em Londres.

Veja mais fotos do Museo Atlantico!

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!