Estilo & Cultura

Artista cubano instala cadeiras gigantes no festival de música Coachella, na California

Ãndrea Torrente
24/04/2016 20:55
Thumbnail
A edição 2016 do Coachella Valley Music and Arts Festival, evento que termina neste domingo (24) na California, é uma atração não só pela música, mas também pelas obras de artes que ali são exibidas. Em particular, a chamar atenção este ano, são as cadeiras gigantes instaladas pelo artista cubando Alex Arrechea. Com mais de 15 metros de altura e 5 de largura, de cor amarela, as “Katrina Chairs” são uma obra que nasceu para relembrar a devastação provocada pelo furacão Katrina, que em 2005 atingiu a costa leste dos Estados Unidos.
As instalações na verdade foram concebidas em 2007, mas o projeto inicial era diferente: na época Arrechea criou um design parecido com esse, mas interligado por pontes, que significava a reconstrução após o desastre natural. Recentemente, após o artista cubano encontrar o diretor de arte do festival, Paul Clemente, surgiu a ideia de reconfigurar o projeto original e transformá-lo em quatro cadeiras separadas. Para mostrar a imensa ramificação do desastre natural, Arrechea decidiu que quanto maior elas fossem, melhor.
“É sempre importante lembrar do furacão Katrina, mas isso pode acontecer em qualquer lugar”, disse Arrechea ao Architect Magazine. Para mostrar a ubiquidade dos desastres naturais causados pelo homem, o artista criou um design minimalista que pode se integrar a qualquer cidade, não só a New Orleans. As cadeiras são de aço revestido de madeira compensada, foram projetadas e construídas em Cuba, e pintadas e montadas na California.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!