Estilo & Cultura

Artista faz renascer escadaria degradada em São Paulo com obra impressionante

HAUS
14/08/2018 19:30
Thumbnail

Eduardo Kobra, assina um "mural" em escadaria no bairro de Pinheiros, em São Paulo. Foto: Divulgação

Uma escadaria deteriorada na Rua Alves Guimarães, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo, é a mais nova tela para a arte do muralista Eduardo Kobra. O artista, em parceria com a marca de água Bonafont, acaba de adotar o espaço e criar a “Escadaria das bailarinas”.
Antes e depois da escadaria na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros. Foto: Divulgação.
Antes e depois da escadaria na Rua Alves Guimarães, em Pinheiros. Foto: Divulgação.
A empresa completa 10 anos em 2018 e usou a data como mote para presentear a cidade e “promover um detox no cinza da capital paulista com cor, cultura, arte e beleza”, conforme comunicado à imprensa.
Kobra é famoso por obras hiper-realistas, com tons fortes e muito contraste, espalhadas por muros e prédios mundo a fora.  Essa é a primeira vez que ele pinta uma escadaria.
A empresa promoveu, inicialmente, uma reforma no local para que só então recebeu os pinceis, sprays e tintas do grafiteiro. Bancos e mesas do entorno também foram revitalizados, além de luminárias instaladas, para incentivar a permanência no espaço público.
Arte do Kobra em São Paulo, dando nova vida à escadaria. Foto: Divulgação.
Arte do Kobra em São Paulo, dando nova vida à escadaria. Foto: Divulgação.
As bailarinas foram escolhidas pelo artista para estampar os degraus e os muros das casas que permeiam a escadaria. A imagem principal é uma homenagem à bailarina Mel Reis, que passou por uma amputação, superou a dor e segue dançando com perna mecânica.
Junto a Mel, as demais bailarinas que compõe a obra são: uma releitura de “A Pequena Bailarina”, de Edgard Degas; a russa Maya Plisetskaya que fez parte do Balé Bolshoi e já foi retratada por Kobra em um mural de Moscou, e jovens bailarinas do Ballet Paraisópolis, projeto idealizado pela coreógrafa Mônica Tarragó, que ensina balé clássico e dança contemporânea gratuitamente a crianças e adolescentes da comunidade. A obra ganhará, ainda, os rótulos da Bonafont a partir deste mês.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!