Estilo & Cultura

Artistas brasileiros criam maior mural urbano já feito na Síria

Luan Galani
24/05/2017 18:18
Thumbnail

Painel de 270 m² feito por artistas brasileiros é o maior da Síria. Fotos: Conexus/Divulgação

A dupla de grafiteiros curitibanos Rimon Guimarães e Zéh Palito acabam de concluir o maior painel urbano já produzido na Síria. A obra tem aproximadamente 270 m² e fica em Damasco, capital do país que desde 2011 observa suas cidades serem devastadas pela guerra civil. Inspirada na liberdade, esperança e paz, a pintura surge como um marco para o país, onde a arte pública ou grafite não são frequentes.
A ação artística faz parte do Conexus, projeto coletivo de arte contemporânea nômade, com curadoria da gaúcha Sheila Zago, que viaja pelo mundo promovendo artistas e desenvolvendo programas educacionais com parceiros locais. Ao desembarcarem na Síria, com o apoio da Embaixada Brasileira em Damasco, os grafiteiros e a curadora fizeram parte de uma residência artística na galeria Mustafa Ali. Dentro da proposta, juntos fizeram pinturas, colaboraram com artistas locais e ministraram oficinas para crianças e adolescentes.
“É muito gratificante fazer parte dessa história. Em meio à guerra conseguimos finalizar o maior mural de pintura da Síria com muita cor e alegria. Quando chegamos, vimos que quase não existiam artes públicas. O que se via na cidade eram apenas pinturas da bandeira do país, pichações políticas e religiosas, nomes de pessoas, imagens do presidente e todo tipo de propaganda”, lembra Rimon Guimarães.
“Toda a história que isso carrega e a liberdade que tivemos para pintar no centro da capital deu ainda mais importância para este mural. Por incrível que pareça o ato que deu início a guerra foi uma pichação feita por adolescentes em 2011. Hoje, durante a guerra, viemos pintar um mural com adolescentes e crianças com intuito de espalhar o amor e a esperança de um futuro melhor para o povo sírio”, comenta.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!