Estilo & Cultura

Artistas cubanos inauguram mostra provocadora com tema de arquitetura e design no MON

HAUS
20/08/2017 13:00
Thumbnail

A obra "Cuarteto" foi feita com madeira pintada, metal e bronze cromado. É de 2011. Foto: Reprodução

Los Carpinteros, ou Marco Castillo e Dagoberto Rodríguez, são dois artistas cubanos que desembarcam no Museu Oscar Niemeyer (MON) na terça-feira, dia 22 de agosto. Com obras de caráter contestador e bem humorado, a mostra “Los Carpinteros: Objeto Vital” vai trazer referências à arquitetura, ao design e à escultura para Curitiba.
A curadoria é assinada por Rodolfo de Athayde, que selecionou mais de 60 obras produzidas entre o início da década de 1990 e a atualidade. Entre elas estão esculturas, instalações, desenhos, aquarelas e até mesmo vídeos. Há também obras inéditas, desenvolvidas especialmente para a exposição. Para apresentar um conteúdo tão vasto e diversificado, a mostra será dividida em três partes.
Na primeira delas, batizada de “Objeto de Ofício”, serão expostos objetos produzidos artesanalmente. Inspirados pelo dia a dia, os artistas costumavam usar aquarelas para começar a moldar as ideias. Esse bloco acompanha o desenvolvimento do trabalho dos artistas ao longo de sua formação. Os dois são graduados pelo Instituto Superior de Arte de Havana, em Cuba, nos anos 1990. Também por isso as obras escolhidas retratam a situação política e econômica vivenciada naquele país no período.
Feita em aquarela sobre papel, "Puente Almendrado" é uma obra de 2008 e mede 114,5cm x 222,5 cm. Foto: Reprodução
Feita em aquarela sobre papel, "Puente Almendrado" é uma obra de 2008 e mede 114,5cm x 222,5 cm. Foto: Reprodução
O segundo bloco se chama “Objeto Possuído” e é um resumo do momento em que Los Carpinteros começaram a ter seu trabalho reconhecido fora de Cuba. As obras desse período deixam de focar nos problemas do país de origem dos artistas e passam a refletir temas mais amplos, de interesse mundial.
Já na terceira parte da exposição, “Espaço-Objeto”, ganham a cena as obras mais sólidas de Castillo e Rodríguez. As estruturas e a arquitetura passam a ser o centro do trabalho dos artistas. Nas outras duas partes, essas questões são mencionadas, mas aqui elas dominam a mostra. Os dois são conhecidos por sua capacidade de subverter referências urbanas com humor crítico.
Los Carpinteros já expuseram no Museum of Modern Art (MoMA) e no Guggenheim, ambos em Nova York. Também já tiveram suas obras na TATE Gallery, de Londres, e em países como México, Japão, França e Suíça.
As fases da lua foram retratadas de uma maneira inusitada na obra "Cuatro guitarras", de 2015. Foto: Reprodução
As fases da lua foram retratadas de uma maneira inusitada na obra "Cuatro guitarras", de 2015. Foto: Reprodução
Serviço
Exposição “Los Carpinteros – Objeto Vital”
Abertura: 22 de agosto, terça, às 19h – entrada gratuita
Visitação: 23 de agosto a 3 de dezembro de 2017
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ingressos: R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada)

LEIA TAMBÉM:



Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!