Estilo & Cultura

Bairro de Nápoles vira destino turístico graças a livros de Elena Ferrante

Luciane Belin*
08/02/2019 18:06
Thumbnail

Foto: Série A Amiga Genial/ Reprodução

Esqueça o Palácio Real, o Castel dell’Ovo e o Castel Nuovo. Esqueça o Centro Histórico inteiro. Quem visita Nápoles, na Itália, agora encontra entre os destinos turísticos um bairro que, até bem pouco tempo atrás, passava despercebido na hora de elaborar o roteiro de passeios.
Ele se chama Rione Luzzatti e faz parte da área industrial da cidade, onde vivem principalmente trabalhadores locais. É considerado uma comunidade residencial e sem grandes atrativos para viajantes – especialmente levando em conta os tantos outros que as regiões mais históricas e culturais oferecem.
O que mudou nos últimos anos pode ser resumido a duas palavras que compõem um nome fictício: Elena Ferrante. A autora, pseudônimo de uma pessoa que ninguém sabe quem é, atraiu os olhares do mundo inteiro para o bairro com a chamada Série Napolitana, uma história contada em quatro volumes, que o tem como plano de fundo.
Pequena praça em Rione Luzzatti, Napoles. Foto: Hamilton Bruschz
Pequena praça em Rione Luzzatti, Napoles. Foto: Hamilton Bruschz
Uma bela maneira de conhecer a cidade italiana a partir do olhar de alguém que nasceu e cresceu em suas ruas, a quadrilogia que começa com “A Amiga Genial” e termina em “História da Menina Perdida” transita por alguns marcos históricos de Nápoles, como a Piazza Dei Martiri e a Piazza Trieste e Trento.
Mas é nos condomínios antigos, através das janelas dos apartamentos desgastados pela Segunda Guerra Mundial, nos corredores entre os prédios baixos e porões escuros do Rione Luzzatti que a trama é contada.
Rione Luzzatti, Napoles
Rione Luzzatti, Napoles
Lançado em 2011, o livro não demorou muito para se transformar em um best seller internacional e, em novembro do ano passado, virou também uma série de TV pela HBO, com direito a elenco italiano e filmagens no próprio Rione Luzzatti.
O combo livro + série impulsionou o turismo local, de forma que atualmente é fácil encontrar os chamados “pacotes turísticos Elena Ferrante”, com passeios que transitam pelos principais pontos que servem de pano de fundo para a história das duas amigas geniais – como é o caso do Rione Luzzatti e da Piazza Dei Martiri.
A Piazza Dei Martiri é outra locação da história. Foto: Wolfgang Moroder/ Wikimedia Commons
A Piazza Dei Martiri é outra locação da história. Foto: Wolfgang Moroder/ Wikimedia Commons
No caso do bairro, quem mora em Nápoles o reconheceu facilmente nas linhas escritas por Elena Ferrante. Construído durante a década de 20 e expandido no período pré Segunda Guerra, o local foi um dos que mais sofreu com o conflito bélico. Na época, vários dos famosos prédios de quatro andares que marcam a arquitetura local foram perdidos, assim como o único estádio de futebol que o Rione já teve.
Parrocchia Sacra Famiglia Dei Padri Giuseppini, bairro Rione Luzzatti, Napoles
Parrocchia Sacra Famiglia Dei Padri Giuseppini, bairro Rione Luzzatti, Napoles
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!