Banksy abre loja online com produtos a partir de R$ 50 e “curadoria de compradores”

Gazeta do Povo
22/10/2019 14:52
Thumbnail

Foto: reprodução/Getty

Um dos maiores nomes da arte contemporânea, Banksy — artista britânico cuja identidade permanece anônima — criou uma loja com seus primeiros produtos oficiais, todos em edições limitadas. A Gross Domestic Product (Produto Interno Bruto, em português) foi criada, em um primeiro momento, para proteger seu nome de uma empresa de cartões que está tentando patenteá-lo.
Mas, de toda maneira, a loja promove uma experiência de compra nada convencional. Para começar, seu espaço físico, localizado em Londres, nunca abre — ele funciona apenas como vitrine para as peças. Todas as vendas são realizadas online, mas limitadas a apenas um produto por pessoa.
Além disso, para obter o produto não basta apenas pagá-lo. O site faz uma curadoria de compradores: no ato da compra, para “provar que não é um robô”, você deve responder em até 50 palavras à pergunta “por que a arte importa?”. O “por que”, riscado, cria uma sensação de dualidade à questão — “a arte importa?”.
Imagem: reprodução/GrossDomesticProduct
Imagem: reprodução/GrossDomesticProduct
“O registro não compromete você a comprar nada, mas também não garante que você poderá comprar qualquer coisa”, esclarecem os termos e condições da loja. O responsável por avaliar as respostas será um comediante profissional de stand up que fará um julgamento imparcial e independente, segundo o site.
Foto: reprodução/Getty
Foto: reprodução/Getty
Os produtos têm preços entre 10 e 850 libras, sendo o mais barato latas de tinta preta assinadas pelo artista e o mais caro o colete à prova de balas usado pelo artista Stormzy durante o festival Glastonbury. Confira abaixo alguns dos produtos disponíveis na loja.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!