Estilo & Cultura

Bauhaus: conheça a escola que revolucionou a história do design

Luan Galani
29/10/2015 00:00
Thumbnail
Diz-se por aí que as crises são momentos férteis para criar e fazer diferente. Com a Bauhaus foi assim. Mais do que um movimento ou uma linha de pensamento, a alemã Staatliches Bauhaus (Casa Estatal da Construção, em tradução livre) nasceu em 1919 como um instituto de design, artes plásticas e arquitetura. Logo depois da Europa, e especialmente a Alemanha, ter “tropeçado na cristaleira”.
Após a Primeira Guerra Mundial, o país se encontrava em um cenário caótico: diversas cidades destruídas pelo conflito, inflação estratosférica, restrições de guerra à indústria e uma república recém-instalada de maneira não muito tranquila. “Diante dessa situação, tudo precisava ser reconstruído. O “quintal” precisava ser arrumado. E a pergunta que os fundadores da Bauhaus lançaram foi: o que queremos a partir de agora?”, esclarece o designer e artista alemão Henning Kunow, com o olhar de quem se formou pela Universidade Anhalt de Ciências Aplicadas em parceria com a Fundação Bauhaus Dessau.
O objetivo da escola era dos mais radicais: romper completamente com o passado e reimaginar o mundo a partir de uma nova expressão. “Formaremos uma escola sem separação de gêneros que criam barreiras entre o artesão e o artista. Conceberemos uma arquitetura nova, a arquitetura do futuro, em que a pintura, a escultura e a arquitetura formarão um só conjunto”, como consta no primeiro manifesto do movimento, escrito por Walter Gropius.
E aí reside a jogada de mestre. Gropius, berlinense de uma família de arquitetos, juntou a Escola de Artes e Ofícios com a Academia de Belas Artes e reuniu na cidade Weimar, centro-leste da Alemanha, os maiores nomes de diversas áreas para, juntos, fazerem esse experimento da unificação. Vieram marceneiros, vidraceiros, tapeceiros, fotógrafos, coreógrafos, pintores, ceramistas e arquitetos. Destaque para os pintores suíços Johannes Itten e Paul Klee, o pintor russo Wassily Kandinsky e o arquiteto alemão Ludwig Mies van der Rohe.
“O aluno entrava para o curso básico e passava por todas as oficinas. Aprendia a trabalhar com todo tipo de material, como ferro, vidro e madeira, por exemplo, e depois partia para uma especialidade. Daí surgiu a irreverência e a busca por soluções inovadoras”, explica o arquiteto, designer e artista plástico Ivens Fontoura, que leciona na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
Campo de experiências
O fato de tudo ter acotencido em Weimar, cidade natal de Goethe e Schiller, quase uma meca do classicismo e do romantismo alemão, tornam a ousadia ainda maior. As pessoas torciam o nariz para tudo que Bauhaus produzia. “No lugar das clássicas poltronas robustas de couro ou veludo, com a qual todos estavam acostumados, o movimento trouxe peças superleves de estrutura tubular metálica, sem qualquer ornamento”, exemplifica Kunow. “Era a estética adaptada para a era da industrialização: pensada com o intuito de produzir em larga escala o bom design, para sua democratização.”
Nas artes não foi diferente. O coreógrafo e escultor alemão Oskar Schlemmer fez uma revolução em cima dos palcos, considerada complexa e desafiadora até para os associados ao movimento. Sua obra mais famosa é o Balé Triádico, o primeiro balé abstrato da história da dança, em que os atores assumiam formas geométricas, como esculturas vivas, e percorriam linhas imaginárias do palco em determinados ritmos.
Até ser fechada pelos nazistas em 1933, a escola se mudou duas vezes, passando também por Dessau e Berlim. Sempre chamando atenção por suas criações em exposições e capas de revistas. Foram apenas 14 anos de vida. Mas a efervescência criativa ainda não encontrou paralelo e influenciou o mundo porque seus criadores levavam o espírito Bauhaus para onde quer que fossem.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!