Estilo & Cultura

Cais que recebeu mais de um milhão de escravos no RJ passará por obras de conservação

Luciane Belin*
22/11/2018 13:27
Thumbnail

Foto: Divulgação Porto Maravilha | Gilvan de Souza

Mais recente local brasileiro listado pela Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, o Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, será contemplado por um projeto de conservação por meio de uma parceria de diferentes instituições brasileiras e internacionais. Redescoberto em 2011 durante a operação urbana Porto Maravilha, o espaço é hoje um sítio arqueológico que conserva a história das cerca de um milhão de pessoas que foram trazidas como escravas do continente africano.
Construído em 1811, o cais foi usado como local de desembarque dos navios negreiros até 1831, quando o tráfico de escravos entre continentes foi proibido. Hoje, o espaço representa o único vestígio material do período da escravidão e é um importante recurso para a memória da história nacional. Graças aos 200 anos que se passaram desde sua construção e ao período em que estiveram sob outros pavimentos, no entanto, as ruínas apresentam desgaste nas pedras que compõem sua estrutura original.
Foto: Bruno Bartholini/ Porto Maravilha
Foto: Bruno Bartholini/ Porto Maravilha
A partir de um projeto da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da Secretaria Municipal de Cultura, orientado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e contratado pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP), o Cais do Valongo receberá do Consulado Geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro US$ 500 mil (cerca de R$ 2 milhões) para aplicação em diferentes fases dedicadas à conservação do local, viabilizado via Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil.
A primeira, que começa em dezembro deste ano, contempla a restauração do pavimento original de pedras, drenagem das águas da chuva e reforço estrutural das paredes, fundações e superestrutura. Serão dois anos de trabalho e o objetivo é que, finalizada a intervenção, as ruínas atuem como uma espécie de museu a céu aberto.
Foto: Clarice Tenório Barretto/ Porto Maravilha
Foto: Clarice Tenório Barretto/ Porto Maravilha
O projeto foi anunciado nesta quarta-feira (21), durante os eventos da Semana da Consciência Negra, onde o cônsul-geral dos EUA no Rio de Janeiro, Scott Hamilton, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento e Gestão (IDG), Ricardo Piquet, a secretária de Cultura, Nilcemar Nogueira, e a superintendente do IPHAN no Rio de Janeiro, Mônica da Costa, lançaram a pedra fundamental das obras.
“O sítio arqueológico é muito importante para que possamos refletir sobre um tema que precisa entrar em pauta, que é a reparação. Por tudo que representa o Cais do Valongo, por toda a historiografia não contada e por toda memória silenciada, o lugar precisa e deve ser mantido, reconhecido e conhecido por todos os brasileiros”, afirmou em nota a secretária municipal de cultura Nilcemar Nogueira.
Foto: Divulgação Porto Maravilha
Foto: Divulgação Porto Maravilha
A parceria com os Estados Unidos para a ação se justifica, segundo os órgãos envolvidos, no fato de que ambos os países compartilham o histórico de escravidão de pessoas vindas de diferentes países da África.
“A parceria com o governo dos EUA lança as bases para todas as ações de preservação material e imaterial que serão implementadas a partir de agora.  De forma simbólica, também acena para a comunidade internacional sobre a necessidade de unir esforços a fim de impedir que se repita e se tolere, em qualquer parte do mundo, o bárbaro crime da escravidão e a tragédia do extermínio racial”, completou a secretária de Cultura.
Foto: Divulgação Porto Maravilha
Foto: Divulgação Porto Maravilha
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!