Estilo & Cultura

Capital do Pokémon: estátuas dos monstrinhos aparecem misteriosamente em cidade brasileira

HAUS
11/07/2018 12:30
Thumbnail

Foto: Reprodução/Facebook Rafael Fernandes

Seria Suzano, na região metropolitana de São Paulo, a capital nacional do Pokémon? Essa ideia passou a ser debatida na internet por fãs do jogo depois que estátuas dos personagens passaram a aparecer misteriosamente na Praça dos Expedicionários, próximo ao centro da cidade. Desde março, quatro estátuas já foram colocadas no local — a última, retratando o Pokémon Squirtle, apareceu no último domingo (8).
Foto: reprodução/Twitter
Foto: reprodução/Twitter
A história começou em 26 de março, quando um Bulbassauro apareceu na cidade. Na mesma semana, um Mew também deu as caras. O terceiro, já em maio, foi um Charizard. Todos os dias em que as estátuas aparecem coincidiram com eventos do Pokémon GO — versão do jogo para celulares em que Pokémons são caçados pela cidade.
Os chamados Dias Comunitários disponibilizam, durante apenas algumas horas por mês, um Pokémon selvagem específico para ser capturado em parques públicos das cidades. As estátuas não só apareciam nos dias do evento como traziam o Pokémon a ser capturado naquele mês, evidenciando a relação entre os fatos.
"Um MEW selvagem apareceu!" é o que diz a inscrição da estátua, remetendo ao Dia Comunitário do jogo Pokémon Go, em que usuários capturam Pokémons específicos em estado selvagem. Foto: reprodução/Twitter
"Um MEW selvagem apareceu!" é o que diz a inscrição da estátua, remetendo ao Dia Comunitário do jogo Pokémon Go, em que usuários capturam Pokémons específicos em estado selvagem. Foto: reprodução/Twitter
Além das aparições na cidade da Região Metropolitana, um Larvitar apareceu no Parque Ibirapuera, em São Paulo, nas mesmas condições misteriosas. Na base do Pokémon, vários Unowns — tipo de Pokémon-alfabeto que pode codificar mensagens — formavam justamente o nome da cidade: Suzano.
No Dia da Comunidade de junho (17/06/2018), tivemos a presença do Larvitar e de sua estatua lá no Ibirapuera no evento #vamosbra. Assim como a presença do @ohtellez da Niantic. pic.twitter.com/qKrNzUM0aj
— Lu Cruz (@Duquesageek) 22 de junho de 2018
A Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Suzano afirmou que as ações não são relacionadas à instituição. As instalações duram por alguns dias, e posteriormente são retiradas da praça. A autoria das estátuas permanece desconhecida.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!