Estilo & Cultura

Do vitoriano ao contemporâneo, Casa dos Simpsons é retratada em oito estilos arquitetônicos famosos

HAUS
29/01/2019 12:48
Thumbnail

Foto: reprodução/Home Advisor

Dentre os melhores jeitos de retratar a essência da cultura norte-americana está a série Os Simpsons. Tanto que já virou piada a quantidade de vezes que o desenho animado previu acontecimentos reais muito antes deles acontecerem de fato — como a própria eleição do atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que já tinha sido parte do roteiro da série no ano 2000.
Pensando nisso, o site Home Advisor decidiu demonstrar os oito estilos arquitetônicos mais comuns no país usando, justamente, a casa da família Simpson. Confira abaixo o resultado e as características de cada uma!

1. Tudor

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
O estilo Tudor é um dos mais famosos do país, caracterizado por vigas de madeira inclinadas que decoram a parte da frente do telhado. Esse estilo geralmente contém janelas altas, estreitas e com vários painéis para muita luz natural. Seus telhados inclinados podem suportar chuva forte e neve, e por isso essa é uma casa mais comum em lugares frios.

2. Colonial

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
A arquitetura colonial americana é uma viagem de volta ao período da história norte-americana, quando europeus colonizaram o continente. Este estilo, encontrado tanto em áreas urbanas como nas rurais, é caracterizado por plantas quadradas, simetria e linhas retas de janelas no primeiro e no segundo andar.
Quase 400 anos depois de ter se tornado popular, o estilo colonial ainda é o que tem o maior número de casas no país.

3. Contemporâneo

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
Levando o calor necessário aos designs modernos de meados do século 20, as casas contemporâneas destacam a amplitude, a sustentabilidade e o caráter regional. Nela, são usados materiais simples e rústicos, janelas e claraboias generosas, e às vezes até mesmo um telhado verde. As casas contemporâneas focam em princípios sustentáveis, muitas vezes usando materiais reciclados e projetos que conectam o interior e o exterior.

4. Art déco

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
O estilo art déco marca o início da modernidade na arquitetura. Originalmente da França, o estilo apresenta telhados retos, paredes de estuque lisas e decorações externas audaciosas — com temas como  cisnes, lírios e até o nascer do sol.
O Edifício Chrysler, em Nova York, é um dos exemplos mais famosos da arquitetura art déco, mas o estilo também pode ser encontrado em toda a área de South Beach, em Miami. Este estilo foi usado principalmente para edifícios de escritórios, por isso é raro encontrar uma casa art déco com um quintal e uma garagem.

5. Mediterrâneo

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
Projetado com paredes de estuque e telhados com telhas de barro, a arquitetura mediterrânea é uma mistura de estilos de construção espanhóis, italianos e portugueses. Essas casas costumam ostentar arcos proeminentes ao lado de detalhes como grandes portas de madeira e ornamentos.
Com grandes janelas e varandas, é a moradia ideal para aqueles em climas quentes do sul. Quando usadas em climas quentes e secos, as telhas de barro usadas nas casas mediterrâneas podem durar mais de um século.

6. Cape Cod

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
O estilo Cape Cod é associado à região de Nova Inglaterra que leva o mesmo nome, e é um dos mais famosos nos Estados Unidos. Projetado para lidar com condições meteorológicas intensas, comuns na área, essas casas têm um único andar e raramente têm adornos e elementos decorativos externos.
Elas contam com telhados resistentes e inclinados, que conseguem resistir a nevascas. Seu formato retangular facilita futuras reformas para famílias em crescimento.

7. Vitoriano

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
Misturando vários estilos que eram populares na segunda metade do século 19, a casa vitoriana sabe chamar atenção. Expansiva, tem muitos andares, e é mais comum nos subúrbios de Nova York e São Francisco.
A arquitetura vitoriana apresenta elementos decorativos rebuscados, decorrentes da produção em massa desse tipo de detalhe: mais acessíveis, eles fizeram com que o estilo se tornasse um dos mais marcantes do país.

8. Cabana de madeira

Foto: reprodução/Home Advisor
Foto: reprodução/Home Advisor
As casas de madeira espaçosas e cheias de luz que encontramos hoje não são exatamente as mesmas cabanas de madeira dos anos 1800. Originalmente, elas eram retangulares, continham apenas uma sala e tinham pelo menos uma janela de vidro. Em lugares onde a madeira era facilmente encontrada, as cabanas podiam ser construídas em poucos dias usando ferramentas simples — e sem utilizar pregos. O estilo nasceu com o objetivo de ser resistente e barato.
Casas mais contemporâneas relembram o estilo, mas trazendo elementos da moda da época: são maiores, trazem grandes alpendres e inúmeras janelas.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!