Estilo & Cultura

Castelo de A Bela e a Fera existe e pode ser visitado; conheça

HAUS
15/03/2017 22:50
Thumbnail
Nem tudo que a Disney cria é puro conto de fadas. Muitas das locações de suas histórias realmente existem ou foram inspiradas em cenários bem reais. Como é o caso de A Bela e a Fera, cuja nova produção hollywoodiana estreia nesta quinta-feira (16) por todo o Brasil.
A animação, que é originalmente um tradicional conto de fadas escrito em 1740 pela Dama de Villeneuve e alterado em 1756 para sua versão mais popular pelas mãos de Jeanne-Marie de Beaumont, ganhou as telas dos cinemas com cenários inspirados no Castelo de Chambord e na região francesa da Alsácia.
A pequena vila onde se passa a história retrata fielmente a pitoresca região do noroeste da França. Como politicamente a região integrou territórios prussianos no passado, muitas de suas cidades esbanjam uma mistura arquitetônica das  culturas alemã e francesa. Em geral, os vilarejos da Alsácia são repletos de ruelas, construções medievais de pedra, casinhas enxaimel de diversas cores e algumas torres altas.
O castelo da Fera foi inspirado no Chateau de Chambord, em Loir-Et-Cher, na França, a apenas duas horas ao sul de Paris. O edifício em 1547 pelo rei Francisco I para ser uma residência de caça é hoje o maior e mais admirado castelo da renascença francesa.
A principal característica do palácio, que também aparece na animação, é o telhado peculiar que parece uma floresta de chaminés, torres e espirais, lembrando muito mais o horizonte de uma cidade do que um castelo da época. Mas foi proposital. A intenção do rei era que o castelo lembrasse o skyline de Constantinopla.
Em entrevista ao site Screen Rant, especializado em cinema, o animador Glen Keane confessa que teve dificuldades em criar o castelo da Fera até conhecer o palácio francês. “Eu nunca vou esquecer da manhã em que fui até o castelo no meio do nevoeiro. Na hora eu pensei: esse é o castelo da Fera”.
O castelo é cercado pela natureza e pela fauna local, como viados, javalis e pequenos roedores, e também por isso caiu como uma luva no enredo do filme.
Hoje o imóvel é aberto a visitação. Se estiver na França, não perca a oportunidade. Veja mais informações aqui. A arquitetura vale a visita: são mais de 120 metros de fachada, 800 colunas esculpidas e uma decoração primorosa da renascença francesa, que mais tarde inspirou também o prédio Royal Holloway, da Universidade de Londres.

Veja mais fotos da construção que inspirou o castelo de A Bela e a Fera

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!