Estilo & Cultura

Cem mil livros censurados viram Partenon em obra surpreendente

HAUS
02/08/2017 10:30
Thumbnail

Foto: Roman März/Reprodução.

Uma obra para celebrar o conhecimento e acender o alerta contra a ignorância. Assim pode ser descrita a The Parthenon of Books (ou Partenon de Livros, em tradução livre). A instalação traz uma réplica do templo grego e foi construída com cem mil títulos que já foram (ou são) censurados por diversos governos ao redor do mundo.
Foto: Roman März/Reprodução.
Foto: Roman März/Reprodução.
Assinada pela artista plástica argentina Marta Minujín, a obra integra o festival de arte Documenta 14, que segue até 17 de setembro, e está exposta na Friedrichsplatz, em Kassel, na Alemanha. A escolha da praça para a instalação da obra também é simbólica pois, nela, cerca de dois mil livros foram queimados durante o regime nazista.

Projeto

O projeto do Partenon de Livros Proibidos foi inspirado em um outro construído por Marta na Argentina em 1983, após a queda da ditadura civil-militar do país vizinho. Para celebrar a liberdade intelectual e democrática vivida pelos hermanos, a obra apresentava os títulos que haviam sido banidos pelo governo argentino. Após cinco dias exposta, a instalação foi desmontada e os visitantes puderam levar os livros para casa.
Para a construção do Partenon alemão, a artista plástica contou com a colaboração de estudantes da Universidade de Kassel, que selecionaram mais de 170 títulos que foram ou são proibidos em diversos países.
Os livros, então, foram obtidos exclusivamente por meio de doações e amarrados à estrutura feita em aço com folhas plásticas. Isso permite a passagem da luz natural para dentro da edificação e protege os livros que, assim como os anteriores, voltarão à circulação.
Entre os títulos proibidos utilizados na construção do Partenon de Livros estão “O Pequeno Príncipe”, “Alice no País das Maravilhas”, “O Código da Vinci” e “Moby Dick”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!