Estilo & Cultura

China presenteia Curitiba com escultura semelhante a obra desprezada por sua praça mais famosa

Luan Galani
28/09/2017 21:51
Thumbnail

Semelhança entre a estátua que está em Curitiba e a que sumiu em 2011 na China levantou dúvida se elas não seriam a mesma. Fotos: Daniel Castellano/Prefeitura de Curitiba e Denver Post/Reprodução

A escultura de Confúcio que Curitiba acaba de ganhar do governo chinês para o Largo da China no Centro Cívico mal chegou e já está despertando algumas questões polêmicas.
O jornalista e doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Rodrigo Wolff Apolloni destacou nas suas redes sociais a semelhança entre a estátua curitibana e uma outra escultura de Confúcio, instalada em 2011 na Praça Celestial da Paz, que sumiu do dia para a noite sem maiores explicações das autoridades chinesas. Estaria ela agora em terras paranaenses?
A escultura que desapareceu também era assinada pelo mesmo artista chinês, Wu Weishan, que, de acordo com o The New York Times, não quis comentar o ocorrido na época. A mesma matéria em 2011 afirmou que talvez a estátua tivesse sido transferida para alguma área interna do Museu Nacional de Arte da China. Porém, Tian Shanting, porta-voz do museu naquele ano, confidenciou à reportagem norte-americana que não tinha ideia do que tinha acontecido.
Mas as estátuas são diferentes. A que está em Curitiba foi criada em 2014, bem depois do ocorrido de 2011, e tem 2,96 metros de altura, contra mais de 9 metros da escultura que sumiu da praça chinesa. Em um olhar mais atento, a obra que foi doada à capital paranaense tem linhas mais circulares, e barbas, cabelos e mãos totalmente diferentes da estátua de 2011, que prima por uma forma mais geométrica.
“Não quero insinuar que a estátua que sumiu na China está agora em Curitiba”, explica Apolloni. “Como elas são bem parecidas, quero chamar atenção para o fato de que, para o governo chinês, a estátua não foi boa o bastante para ficar na Praça Celestial da Paz, mas serve para ser enviada para outros países.”
“O que só mostra que a própria figura do Confúcio ainda não é totalmente aceita pelo Partido Comunista”, complementa o jornalista.
Imagem da estátua entregue para Curitiba pelo governo chinês. Foto: Livro da Bienal de Curitiba/Reprodução
Imagem da estátua entregue para Curitiba pelo governo chinês. Foto: Livro da Bienal de Curitiba/Reprodução
Em entrevista exclusiva à HAUS, o responsável pela seção cultural da Embaixada da China no Brasil, Li Zexuan, explica que o artista e atual diretor do Museu Nacional de Arte da China,  Wu Weishan, é conhecido por suas diversas esculturas de Confúcio, que estão espalhadas pelo mundo. “Ele tem até uma outra escultura [do filósofo chinês] na sede da Organização das Nações Unidas (ONU)”, conta o diplomata.
Li destaca, porém, que elas são diferentes entre si e que não tem como falar do sumiço da escultura de 2011 porque na época estava em serviço diplomático em Lisboa, Portugal.

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!