Estilo & Cultura

Cidadão comum criou detalhes arquitetônicos com as próprias mãos

Gazeta do Povo
09/11/2015 17:23
Thumbnail

Painéis de madeira feitos à mão pelo queniano Khadambi Asalache durante 20 anos em uma casa em Londres. Fotos: National Trust / Divulgação

Infiltração é um problema comum em muitas casas que têm paredes úmidas. Agora, o que você faz com essa questão? Muita gente recorre a uma reforma ou pintura. Mas há quem tenha ideias geniais.
Foi o que aconteceu na 575 Wandsworth Road, uma casa modesta do século 19 na região sudeste de Londres que surpreende pelos interiores ricamente decorados com painéis de madeira recortada. O responsável pela arte foi o antigo morador, o imigrante queniano Khadambi Asalache (1935-2006). Ele era um cidadão comum, que comprou o o imóvel em 1981 e cinco anos depois começou a ter problemas com infiltração em uma das paredes. Com dificuldade de solucionar, decidiu disfarçar a umidade cobrindo a parede com tábuas de assoalho velhas. No entanto, achou que as emendas entre as tábuas estava estranha e decidiu disfarçá-las criando ornamentos recortados na própria madeira.
Khadambi gostou do resultado e passou 20 anos ornamentando todas as paredes com as madeiras que parecem rendas de tão bem trabalhadas. A casa é toda decorada, inclusive o teto.
Atualmente, a residência é propriedade do National Trust, que passou dois anos restaurando o imóvel, para, então, abri-lo à visitação a partir de 2013. Como o interior é bastante frágil, é necessário agendar a visita com antecedência – são recebidas até 54 visitantes por semana, em grupos de no máximo seis pessoas.
Quem tem viagem prevista para Londres, não pode perder a oportunidade. Para visitar, é preciso reservar o ingresso pelo site do National Trust: www.nationaltrust.org.uk/575-wandsworth-road/.
Abaixo veja mais fotos do imóvel:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!