Estilo & Cultura

Cidade do México vence Curitiba e é escolhida Capital Mundial do Design 2018

Gazeta do Povo
19/10/2015 03:41
Thumbnail
O Conselho Internacional das Sociedades de Design Industrial (Icsid, na sigla em inglês), anunciou neste domingo (18) a Cidade do México como Capital Mundial do Design 2018 (World Design Capital).
A organização, com sede no Canadá, concede a cada dois anos o prêmio e esta é a primeira vez que a entidade escolhe uma cidade latino-americana.
No anúncio, o Icsid explicou que para a cidade mexicana o título é uma oportunidade para “a comunidade vibrante abraçar o velho e o novo em seus planos na construção de uma cidade com design inovador.
O presidente do Icsid Mugendi M’Rithaa apontou ainda que a ” Cidade do México servirá como modelo para outras megacidades por abraçar os desafios da urbanização e usar o pensamento de design para garantir uma cidade mais segura e habitável.
Por fim, a nota explica que a escolha não foi simples por Curitiba ter um legado bem estabelecido e inspirado no planejamento urbano com design superior. “O que levou à seleção foi o alcance mais amplo dos planos da Cidade do México e o apoio ativo não somente das autoridades, mas de toda a comunidade de design.
LEIA MAIS
Já foram “donas” do título Turim, na Itália, em 2008; Seul, na Coreia do Sul, em 2010; Helsinque, na Finlândia, em 2012; Cidade do Cabo, na África do Sul, em 2014. Taipei, Taiwan foi escolhida para 2016.
Reconhecimento de Curitiba
Durante visita realizada em agosto deste ano, representantes da entidade canadense foram apresentados a diversos projetos que utilizam o design como solução para desafios urbanos. Em Curitiba, eles visitaram locais como a Rua XV, o Paço Municipal, o Teatro Paiol, a Rua da Cidadania do Carmo, o Jardim Ambiental da Rua Schiller e a Praça Rui Barbosa, onde está a primeira Tuboteca. “Curitiba dá continuidade a um legado de décadas em design e planejamento urbano, desenvolvendo projetos disciplinares e inovadores”, apontou Van Biljouw, diretora de comunicação do Icsid.
Cores diferentes para cada tipo de linha é uma marca do design em Curitiba. Maicon J. Gomes / Gazeta do Povo.
Cores diferentes para cada tipo de linha é uma marca do design em Curitiba. Maicon J. Gomes / Gazeta do Povo.
No ano passado, Curitiba tornou-se o primeiro município brasileiro a fazer parte da rede de cidades criativas da Unesco como referência em design. Títulos como esse são, sem dúvida, um reconhecimento às transformações positivas vividas pela cidade ao longo das décadas – que ainda consegue se manter inovadora, com projetos de ciclomobilidade e a ação crescente dos coletivos urbanos, apesar de problemas como o excesso de carros nas ruas, incentivado por medidas como a criação de binários e a estagnação do sistema de transporte coletivo.
História
A história de amor entre Curitiba e o design iniciou-se com a criação do IPPUC, em 1965, para acompanhar a execução do Plano Diretor, elaborado em 1965 a partir de projeto concebido por Jorge Wilheim (1928-2014) e pela empresa Serete. Desde então, a cidade tornou-se referência em planejamento urbano. “Um caso emblemático e reconhecido mundialmente é o Sistema de Transporte Urbano com destaque para a Estação Tubo”, diz professor de Design da PUC-PR, Ivens Fontoura. Ele lembra que pequenos detalhes, como as cores que identificam cada tipo de transporte em Curitiba, são um exemplo de como o design está a serviço da qualidade de vida: amarelo para as linhas tradicionais; laranja para os alimentadores; vermelho para a linha expressa; verde para as linhas circulares; cinza para o ligeirinho; azul para o ligeirão.
“Há uns 40 anos, quando visitantes chegavam a Curitiba, não havia nada a fazer, onde levar. Hoje, são necessários vários dias para caminhar por vários bairros para ver os parques da cidade. Esta diferença temporal transformou-se em referência nacional e mundial, certamente criada pelo design da cidade”, opina Fontoura.
Legado de design e planejamento urbano é trunfo de Curitiba.  FOTO: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.
Legado de design e planejamento urbano é trunfo de Curitiba. FOTO: Letícia Akemi / Gazeta do Povo.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!