Estilo & Cultura

Cidade no México foi duas vezes eleita a melhor do mundo e é um destino repleto de cor; conheça

Luciane Belin*
01/03/2019 20:00
Thumbnail

Foto: Jiuguang Wang/ Flickr

Tons quentes, cores vibrantes e muitos contrastes. As ruas e vielas de San Miguel de Allende parecem ter saído direto das páginas de um livro colorir recém preenchido. Duas vezes eleita a melhor cidade do mundo  pela revista Travel + Leisure e Patrimônio Mundial pela Unesco, a cidade que fica a quase 300 Km de distância da capital nacional se firmou nos últimos anos como destino turístico, especialmente junto a um público que é fã de história, arquitetura e design.
Se as cores, por si só, não são suficientes para convencer um turista indeciso, a cultura arquitetônica dá o voto de minerva. Mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, com seus 60 mil habitantes, San Miguel concentra dezenas de galerias de arte e museus que retratam sua história e arte local sob diversas óticas.
Na arquitetura colonial da comunidade, estão presentes referências desde o período em que era apenas um ponto de referência de viajantes espanhóis a caminho da Cidade do México, que precisavam de abrigo das investidas dos indígenas chichimecas, população que reivindicava as terras da região.
Mas é nas construções espanholas coloniais que a arquitetura se baseia, com prédios antigos hoje ocupados por atividades culturais, regiões boêmias de bares e restaurantes dividindo espaços com charmosos cafés e hotéis.
É o caso, por exemplo, da Fábrica La Aurora, uma antiga fábrica da indústria têxtil que agora abriga uma galeria de arte, e da Casa Michoacana, que desde 2003 ocupa um prédio histórico com arte popular local.
Área interna da Casa Michoana. Foto: Divulgação
Área interna da Casa Michoana. Foto: Divulgação
Outro exemplo é o do Café Rama, que ostenta uma decoração composta por arte mexicana contemporânea nas paredes de um prédio no estilo colonial.
A arte domina as paredes do Café Rama. Foto: Divulgação
A arte domina as paredes do Café Rama. Foto: Divulgação

Uma dose de história

Terra de Ignacio Allende – um dos grandes libertadores mexicanos responsáveis pela independência do país, em 1810 -, San Miguel de Allende leva este nome, em parte, justamente por conta de seu morador mais ilustre.
A casa em que o mesmo nasceu é parte da herança cultural e arquitetônica da cidade. Atual sede do Museu Regional, a construção data da primeira metade do século 18, assim como boa parte das edificações coloniais que resistem até hoje na cidade.
Foto: Rey Perezoso/ Flickr
Foto: Rey Perezoso/ Flickr
Na mesma região da casa de Allende, em frente à Praça Allende, outros vários museus e casas de cultura atraem a atenção dos visitantes, como é o caso da Casa de Cultura Banamex – Casa del Mayorazgo de la Canal, construção de 1736 reformada em 1809 com projeto do ilustre arquiteto espanhol Manuel Tolsá.
A Paróquia de São Miguel Arcanjo – responsável pela primeira parte do nome da cidade – é outro atrativo indispensável em um roteiro turístico pela região. Talvez a imagem mais icônica do local, a igreja se encontra ao sul do Jardim Principal da cidade e foi construída no século 17.
Com estilo neogótico na fachada, ela tem um estilo e magnitude singulares, com pinturas internas assinadas pelo artista plástico Juan Rodríguez Juárez, entre outros artistas famosos da época.
Foto: Joseph Martinez/ Flickr
Foto: Joseph Martinez/ Flickr
*Especial para Gazeta do Povo

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!