Estilo & Cultura

Cinco passos para ter uma cozinha mais organizada e funcional

HAUS
11/05/2018 15:30
Thumbnail

Usando métodos de categorização e mais separações é possível deixar a cozinha linda e organizada. Foto: Pinterest/Reprodução

Para a personal organizer Márcia Reis, do Tudo Arrumadinho, “em uma casa, cada coisa precisa ter sua própria ‘casinha’. Se você deixar algo fora da casinha certa, dificilmente vai encontrar depois”. É com esse pensamento que ela consegue arrumar até mesmo as residências mais bagunçadas. E na cozinha não é diferente. Para evitar a bagunça, é preciso saber onde está cada utensílio.
Márcia dá dicas para manter panelas, alimentos e utensílios sempre à mão. “A primeira dica é aceitar que a organização é uma coisa necessária porque, em muitos casos, a bagunça faz mal. A organização evita que você fique perdido dentro de casa”, afirma. Para ela, o passo mais importante ao iniciar um processo de reorganização é desentulhar. Comece olhando para todos os itens que você já tem e separando o que realmente está sendo usado.

Desapegos

É normal que haja objetos que você usa mais e outros que usa menos. Procure separar um grupo do outro e, em seguida, identificar de coração aberto o que pode ser passado adiante. “O que estiver em bom estado, mas não tiver mais uso no cotidiano, pode ir para doação. Muitas instituições arrecadam esses objetos, então é uma via de mão dupla. Você ajuda essas casas e ainda se livra do que está sobrando”, diz Márcia. O que não puder ser doado precisa ser jogado no lixo mesmo. Por fim, a categoria das coisas que poderiam ser usadas, se fossem consertadas. Essas devem ser levadas imediatamente para o conserto, para que voltem à ativa.

Categorizar e separar

Foto: House Beautiful/Reprodução
Foto: House Beautiful/Reprodução
“Nos lugares de fácil acesso convém colocar os objetos que são usados mais frequentemente”, ensina a organizer. Use produtos organizadores, como cestas e separadores, para facilitar a separação dos itens e garantir praticidade na hora de usá-los. Coloque os alimentos que já estão abertos em potes de plástico ou de vidro, de preferência transparentes. Para identificar de forma mais fácil os conteúdos, cole etiquetas do lado de fora. Márcia aconselha, ainda, a colar na parte de baixo do pote o pedaço da embalagem do alimento que informa a data de validade.

Prateleiras extras, ganchos e aramados

Foto: Reprodução/Facebook/Rudnick Projetados
Foto: Reprodução/Facebook/Rudnick Projetados
Nem sempre os armários da cozinha são fabricados da forma mais prática possível. Em alguns casos é preciso adicionar prateleiras extras do lado de dentro para melhorar a capacidade de armazenamento. Como fazer isso sem gastar muito e sem precisar de uma reforma? A resposta é simples, basta recorrer a armações que podem ser colocadas dentro das portas e gavetas. Essas armações podem ser de madeira, plástico ou aramados. Também é interessante adquirir ganchos móveis que possam ser colocados na parede para que se pendurem temperos, panos de prato e outros itens sempre à mão.

O que você não vê, você não usa

Para Márcia, é fundamental entender que os objetos que ficam fora do alcance da visão provavelmente deixarão de ser usados. Por isso, ela aconselha a optar por um estilo de organização que permita enxergar todos os utensílios que você tem disponíveis na cozinha. “O que você não vê, você não usa. E, quando você passa um ano sem usar um objeto e não sente falta dele, então é hora de passá-lo adiante. É um sinal de que não faz diferença desfazer-se dele”, ensina.

A temida geladeira

Em primeiro lugar, não se devem colocar toalhas nas prateleiras da geladeira. Elas impedem que o ar circule livremente e também podem atrair fungos e bactérias. “Você sempre coloca os produtos que estragam mais fácil nas prateleiras superiores da geladeira”, diz Márcia. Assim, os alimentos que demoram mais para estragar devem vir nos níveis mais baixos do eletrodoméstico. Os ovos nunca devem ser mantidos na porta, que é a região mais vulnerável às bactérias. Procure mantê-los preferencialmente na primeira prateleira. Para evitar odores indesejáveis, a organizer ensina a usar um pote pequeno com carvão ou café. Essas substâncias absorvem o mau cheiro e mantêm o aparelho livre deles. Além disso, também é imprescindível manter os potes com comida sempre fechados.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!