Estilo & Cultura

Coletivo transforma tampas de bueiros com símbolos da cidade em estampas incríveis

HAUS
14/07/2018 21:00
Thumbnail

Foto: reprodução/raubdruckerin

Raubdruckerin, em alemão, significa algo próximo de “impressoras mulheres piratas”. Apesar de complicada, a palavra explica muito do conceito do coletivo de arte que leva esse nome. Criada pela artista gráfica Emma-France Raff, a marca utiliza símbolos típicos das cidades — tampas de bueiros, grades, itens exclusivos de mobiliários urbanos — para estampar camisetas, moletons e ecobags.

Todas as peças são feitas a mão diretamente na rua, tornando-as exclusivas. Os artistas levam para as ruas da cidade rolos e tintas, pintam o item que querem reproduzir, estampam a peça e depois limpam tudo. A iniciativa existe há 12 anos e fica instalada em Berlim.
Foto: reprodução/raubdruckerin
Foto: reprodução/raubdruckerin
As artistas não ficam restritas à Alemanha: elas viajam para produzir estampas de várias cidades, como Lisboa, Amsterdam, Barcelona, Roma e Viena. Como cada uma possui tipografia, texturas e linhas diferentes, cada linha de peças acaba por retratar a verdadeira essência da capital.
Foto: reprodução/raubdruckerin
Foto: reprodução/raubdruckerin
“O processo de converter um detalhe da cidade em uma imagem, exibido no peito de alguém, pode ser considerado uma arte de rua invertida. Uma parte da cidade está sendo extraída de sua origem e trazida para uma nova vida em um contexto diferente“, afirma o manifesto do projeto no site.
“Ao carregar a imagem, as pessoas se tornam parte do projeto. Estimular nossa percepção sobre a relação com o nosso entorno, refinar as rotinas do cotidiano, além de ser sensível à beleza escondida no inesperado, são as principais motivações do projeto.”
Estampa de Porto, em Portugal. Foto: reprodução/raubdruckerin
Estampa de Porto, em Portugal. Foto: reprodução/raubdruckerin
Os valores das peças são variáveis. Algumas ecobags saem por 20 euros, enquanto moletons saem por 79 euros. As peças são feitas em algodão. Todas as versões estão disponíveis na loja online.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!