Estilo & Cultura

Confeitaria transforma ícones da arquitetura de Curitiba em doces incríveis

Sharon Abdalla
14/06/2018 21:11
Thumbnail

Fotos: Confeitaria Curitibana/Divulgação

Além da visita in loco e da compra de souvenirs, os turistas e curitibanos podem desfrutar outra forma de apreciar (e degustar) ícones da arquitetura da capital paranaense. Para homenagear a cidade, a Confeitaria Curitibana elaborou um menu com três sobremesas apresentadas como miniaturas de três dos símbolos da cidade: o Museu Oscar Niemeyer (MON), o sistema de transporte por biarticulados e estações-tubo, e o calçadão da Rua XV de Novembro.
A ideia de valorizar a cidade faz parte do DNA da confeitaria antes mesmo de sua abertura, como conta Marcelo Campos, gestor da do espaço e do restaurante Terrazza 40.
“Nossa intenção era a de transformar a confeitaria em um ponto de turismo para a cidade. Então, trouxemos a ‘rosa de pinhão’ das calçadas curitibanas para o logo da confeitaria e a batizamos com o nome mais básico possível. A ideia de trazer sobremesas que remetessem a símbolos ou a arquitetura de Curitiba também esteve presente desde o início da concepção do projeto, cerca de um ano antes da inauguração do espaço, em setembro de 2017”, detalha.
LEIA MAIS
Para que isto fosse possível, a equipe da confeitaria realizou (e ainda realiza) diversos testes para que os doces possam reproduzir esteticamente as referências aos ícones curitibanos e chegar inteiros e saborosos à mesa. “Temos testado sobremesas com a forma da Torre Panorâmica, do Parque Tingui e da Ponte Estaiada, mas elas ainda não estão no ponto ideal para serem comercializadas”, adianta Marcelo.

Menu

A primeira das três sobremesas do menu-homenagem da confeitaria foi a Estação-Tubo. A receita leva bolo red velvet com creme de cheesecake e calda de morango, que faz referência aos ônibus biarticulados, e uma miniestação-tubo de chocolate.
Museu Oscar Niemeyer leva creme de ovos e cocada mole.
Museu Oscar Niemeyer leva creme de ovos e cocada mole.
O Museu Oscar Niemeyer é outro destaque do cardápio e traz a icônica obra assinada pelo expoente da arquitetura brasileira com base de cocada mole, o “olho” em chocolate meio amargo e “lago” de creme de ovos.
A receita de maior sucesso entre a clientela, no entanto, é a da Floreira da Rua XV. Inspirada nos tradicionais equipamentos urbanos que marcam um dos principais endereços da cidade, a sobremesa tem estrutura de chocolate ao leite, recheio de creme de leite condensado e morangos e cobertura de terra de cacau, morango e flores comestíveis.
Floreira da Rua XV traz o tradicional bombom de morango em uma apresentação surpreendente.
Floreira da Rua XV traz o tradicional bombom de morango em uma apresentação surpreendente.
“São receitas tradicionais, doces que as pessoas conhecem, mas servidos com uma apresentação bem diferente da convencional”, destaca o gestor da Confeitaria Curitibana. Isso faz com que boa parte da clientela registre em fotos a beleza do trabalho realizado pelos confeiteiros antes de tomar coragem de desmontar o doce para saboreá-lo. “Muitas pessoas ficam com pena, mas nós falamos: ‘tem que quebrar e comer”, incentiva Marcelo.
A Confeitaria Curitibana está localizada na Rua Pe. Anchieta, 1.287, mesmo endereço do Terrazza 40. Assim como o restaurante, a confeitaria permite aos clientes uma vista privilegiada da cidade, pois está instalada no 37º pavimento do edifício.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!