Estilo & Cultura

Conheça a estação de trem que deu origem a sala de justiça dos Super Amigos

HAUS
10/02/2017 11:35
Thumbnail

Foto: Museu de Cincinnati/Reprodução

Era na sala de justiça que reuniam os maiores heróis do mundo para as crianças das décadas de 1970 e 1980. O desenho Super Amigos de Hanna Barbera encantou gerações porque reunia Super-Homem, Batman e Robin, Mulher Maravilha, Aquaman, entre outros personagens.
A quartel-general da gangue de fato não existe. Mas sua arquitetura fictícia foi inspirada no design da estação de trem Union Terminal de Cincinnati, nos Estados Unidos.
A confirmação da suspeita de tantos anos veio da publicação local Cincinnati Enquirer, que apurou que o supervisor de backgrounds do estúdio, Al Gmuer, havia se inspirado na Union Terminal.
A estação foi concluída em 1933 em linhas art déco e funcionou até 1972, quando foi abandonada e correu o risco de ser demolida. O município então comprou a instalação três anos depois e utilizou o espaço para feiras e eventos.
Somente em 1990 foi convertida em museu, biblioteca e outras atrações. Porém, até hoje sofre com a negligência da cidade para ser restaurada e recuperar seu brilho original.
Os principais arquitetos foram Alfred T. Fellheimer e Steward Wagner, com Paul Philippe Cret e Roland Wank como consultores.
O artista Maxfield Keck foi contratado para desenhar os painéis esculpidos na pedra em ambos os lados da estação, representando o transporte e o comércio.
Para ver a estação por dentro, clique aqui.

Veja as principais aberturas dos Super Amigos

LEIA TAMBÉM

Reforma dá charme contemporâneo à casa de 1970

Projeto francês revoluciona o conceito de biblioteca

A nonna que virou cartão postal de Curitiba

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!