Estilo & Cultura

Conheça o hotel que sediou a primeira cerimônia do Oscar e foi lar de Marilyn Monroe

Luciane Belin*
21/02/2019 10:30
Thumbnail

Foto: Divulgação

A noite de gala que, neste domingo (24), vai premiar os melhores filmes e profissionais do cinema internacional, nem sempre aconteceu no mesmo local. Antes de começar a ser realizado no Dolby Theatre, em Los Angeles, onde acontece atualmente, a cerimônia do Oscar teve diversos outros palcos.
Entre 1930 e 1943, se passou no Biltmore Hotel & Ambassador Hotel, ocupando nas décadas seguintes dezenas de endereços, como o Shrine Auditorium, o Dorothy Chandler Pavilion e o Chinese Theatre. Mas, seu berço oficial é o Hollywood Roosevelt Hotel.
O glamouroso endereço em plena Hollywood Boulevard está localizado a uma distância de alguns passos do Dolby, em plena Calçada da Fama, guardando toda a história da primeira edição da premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Membro da Preferred Hotels & Resorts, o Hollywood Roosevelt Hotel foi inaugurado em 15 de maio de 1927 e sua história com o cinema começou antes mesmo que o estabelecimento abrisse as portas, já que foi financiado por um grupo que incluiu lendas de Hollywood como Douglas Fairbanks, Mary Pickford e Sid Grauman.
O hotel foi nomeado em homenagem ao Presidente Theodore Roosevelt e, ao longo da sua história, hospedou gerações de celebridades, desde lendas dos Anos Dourados de Hollywood, como Clark Gable, Shirley Templey e Charlie Chaplin, até celebridades atuais como Brad Pitt e Angelina Jolie. O prédio custou $ 2,5 milhões e, em 1991, o Hollywood Roosevelt foi designado Monumento histórico e cultural de Los Angeles.

Berço do Oscar, lar de Marilyn

Ensaio de Marilyn Monroe foi feito à beira da piscina do hotel. Foto: Arquivo/ Hollywood Roosevelt Hotel
Ensaio de Marilyn Monroe foi feito à beira da piscina do hotel. Foto: Arquivo/ Hollywood Roosevelt Hotel
A história de Hollywood está presente no Hollywood Roosevelt Hotel desde que os visitantes pisam no hall de entrada, onde o lobby é decorado com estilo colonial espanhol. Foi por ali que, em 16 de maio de 1929, 270 pessoas passaram para chegar ao salão Blossom Ballroom para um banquete particular onde os primeiros prêmios seriam entregues.
Além do evento, o hotel serviu como lar para algumas das celebridades que passaram por lá. Uma delas foi Marilyn Monroe, que morou no local por dois anos, quando a sua carreira de modelo começou a decolar. Ela se instalou em uma das cabanas vintage dos anos 50 que fazem parte da estrutura e, durante esse tempo, fez a sua primeira sessão de fotos para uma revista que aconteceu na piscina do Hollywood Roosevelt.
Suíte do hotel em homenagem à atriz queridinha de Hollywood. Foto: Divulgação
Suíte do hotel em homenagem à atriz queridinha de Hollywood. Foto: Divulgação
O hotel homenageia a atriz com sua Suíte Marilyn, que oferece um design estilo loft com móveis brancos, pisos de madeira elegante, peças Charles Eames e uma varanda gigante.

Hollywood Roosevelt reformado

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Em 2016, o hotel passou por uma reforma de $ 25 milhões com design da Yabu Pushelberg e, embora tenham passado muitos anos desde que a primeira cerimônia dos Prêmios da Academia ocorreu no Hollywood Roosevelt, o hotel continua sendo um lugar disputado durante a semana dos Prêmios, por sua localização em frente ao Dolby Theatre.
Com 298 quartos e suítes, o hotel tem desde cabanas frente à piscina até as novas Tower Rooms, com vistas impressionantes das Hollywood Hills. Além disso, a piscina climatizada ao ar livre do hotel oferece aos hóspedes o único lugar no mundo onde se pode nadar em uma obra de arte milionária pintada por o artista David Hockney.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!