Estilo & Cultura

Cidade italiana fica em silêncio para salvar violinos Stradivarius

Aléxia Saraiva
01/02/2019 20:41
Thumbnail

Foto: Pxhere

Cremona é uma cidade com 70 mil habitantes e não é o destino mais famoso quando se fala da Itália. No entanto, é a primeira da lista quando o assunto são os violinos Stradivarius — obra-prima do luthier Antonio Stradivari, que viveu de 1.644 a 1.737 e produziu instrumentos cujos sons são sinônimo de excelência entre as cordas. Ninguém, até hoje, conseguiu o feito de fabricar os mesmos violinos, violas e violoncelos. E é por isso que, durante o mês de janeiro, a cidade decidiu ficar em silêncio.
Cada Stradivarius tem “sua própria personalidade”, e seus sons “vão inevitavelmente mudar”, afirma Fausto Cacciatori, curador do Museu do Violino de Cremona, em entrevista ao The New York Times. E esse prazo de validade está próximo: segundo ele, seu som tão próprio poderá ser perdido em apenas algumas décadas, quando os instrumentos ficarem frágeis demais para serem tocados.
Museo del Violino, em Cremona. Foto: Wikimedia Commons
Museo del Violino, em Cremona. Foto: Wikimedia Commons
Para eternizá-los, três engenheiros de som criaram um banco de sons digital, — o “Stradivarius Bank Sound” — para o qual musicistas estão gravando centenas de milhares de acordes e variações possíveis. É assim que gerações futuras poderão ouvir um instrumento que não existe mais. São 32 microfones ultrassensíveis dispostos no auditório do museu, responsáveis por captar a essência musical.
Mas há um detalhe. As ruas ao redor do museu são feitas de paralelepípedos, o que faz com que o motor de um carro ou o barulho de um salto alto reverbere e interfira nos microfones, como explicou Leonardo Tedeschi, idealizador do projeto, à publicação.
E é por isso que, durante cinco semanas, as ruas do centro da cidade foram fechadas pela polícia — medida permitida pelo prefeito de Cremona, Gianluca Galimberti, que coincidentemente é também presidente da Fundação Stradivarius.
Centro de Cremona. Foto: reprodução/Wikimedia Commons
Centro de Cremona. Foto: reprodução/Wikimedia Commons
Em sete de janeiro, não só as ruas foram fechadas, como as luzes do museu se apagaram, o sistema de ventilação foi desligado, e os próprios habitantes de Cremona se comprometeram a manter as vozes baixas e não produzir nenhum tipo de barulho súbito.
“Somos a única cidade no mundo que preserva os instrumentos e suas vozes“, afirmou Galimberti ao Times. “Este é um projeto extraordinário que olha para o futuro, e tenho certeza que as pessoas de Cremona vão entender que o fechamento da área era inevitável.”

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!