Estilo & Cultura

Monumentos ao ar livre, cruzes gigantes de Curitiba remetem à demarcação de terras pelos imigrantes

Marina Pilato*
30/07/2018 10:30
Thumbnail
Ao passar por uma igreja, fazer o sinal da cruz como demonstração de fé ou pedido de proteção é um hábito entre muitos católicos. Em alguns bairros de Curitiba, o gesto é repetido quando os fiéis caminham em frente às chamadas cruzes ou cruzeiros. São monumentos simples, ao ar livre, dedicados ao símbolo dessa crença. Bairros como o Umbará e o Pilarzinho têm esses espaços como parte de sua paisagem, mas com significados distintos.
São conhecidos quatro monumentos como esse no Umbará, de tradição italiana e católica. As cruzes estão sempre localizadas em cruzamentos entre ruas. De acordo com o arquiteto e historiador Irã Dudeque, essa localização estratégica diz muito sobre o simbolismo da intenção quando as cruzes foram instaladas. “Desde a Antiguidade, os cruzamentos simbolizam locais de transição. Colocar uma cruz ou sinal em um espaço assim significa o encontro de caminhos, independentemente de em que bairro ela esteja”, explica.
Fotos para matéria da Haus sobre as cruzes existentes na cidade e suas histórias e crendices . cruz religião fé .  Local: Rua Vereador ângelo Burbello 2275 Umbará
Fotos para matéria da Haus sobre as cruzes existentes na cidade e suas histórias e crendices . cruz religião fé . Local: Rua Vereador ângelo Burbello 2275 Umbará
Entre 1930 e 1950, incursões dos missionários passionistas pelos bairros buscavam levar os ensinamentos da Bíblia e as práticas cristãs. Por uma semana, esses missionários pregavam aos fiéis não só na igreja, mas em encontros e palestras pela comunidade. Ao final desse período, era realizada uma procissão da Paróquia São Pedro com toda a comunidade até o local onde a cruz seria instalada. No Umbará, os monumentos são uma lembrança da passagem dessas missões.
Embora façam parte da mesma iniciativa, as cruzes foram instaladas em anos distintos. A mais antiga delas fica na Rua Nicola Pellanda e data de 1937. Já a da Rua Ângelo Gai é de 1948 e em torno dela foram plantadas árvores e instalados bancos, formando o Jardim Júlia Scroccaro Burbello, em homenagem à uma senhora que morava em frente ao local e cuidava com esmero do espaço comum. A manutenção das cruzes é toda feita pela vizinhança. “A gente cuida, cortamos os matos e limpamos quando precisa”, conta o morador Renato Wacheski, que chegou a participar das missões mais tarde, na década de 1970, quando as cruzes já estavam instaladas.
Se traçadas linhas ligando as quatro cruzes do Umbará, forma-se um cerco quase nos limites do bairro. “Os moradores mais antigos contam que os missionários pregavam para que houvesse uma cruz nos quatro cantos, assim o mal não penetraria”, conta Marcos Zanon, historiador que estuda a região. As atividades tornavam a população mais unida. “Os padres tinham grande poder de comunicação e promoviam uma vivência religiosa que intensificava a vida em comunidade”, completa.

No Pilarzinho, cruz lembra os imigrantes

Fotos para matéria da Haus sobre as cruzes existentes na cidade e suas histórias e crendices . Na foto a Cruz do Pilarzinho , erguida em homenagem aos imigrantes poloneses , pioneiros na região . cruz religião fé .  Local: Av. Des. Hugo Simas 2798 Pilarzinho .
Fotos para matéria da Haus sobre as cruzes existentes na cidade e suas histórias e crendices . Na foto a Cruz do Pilarzinho , erguida em homenagem aos imigrantes poloneses , pioneiros na região . cruz religião fé . Local: Av. Des. Hugo Simas 2798 Pilarzinho .
A Cruz do Pilarzinho, localizada na esquina das ruas Hugo Simas e Raposo Tavares, foi objeto central de polêmicas ao longo sua história. Não há registros concretos, mas acredita-se que tenha sido erguida no mesmo ano que a Capela Nossa Senhora do Pilar, em 1782, e que representaria um marco territorial dos primeiros imigrantes a chegarem na região, como se fosse uma bandeira fincada. Local de devoção e de pedidos dos fiéis, no alto da cruz há uma caixa com a imagem de Cristo crucificado.
Entre os percalços já passados pelo marco, estão a chuva que destruiu parte dela nos anos 80 – essa foi sua terceira reconstrução, as outras duas aconteceram para manutenção, em 1906 e no final dos anos 1950 –, a tentativa de mudá-la de lugar e a ideia frustrada de torná-la nome de bairro, em uma possível separação do Pilarzinho.
Porém, o que se sabe é que, hoje, a cruz homenageia os imigrantes poloneses que se instalaram na região a partir de 1871. Uma placa no local lista os nomes das primeiras famílias a habitarem o entorno. Há uma discussão na Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, da Fundação Cultural de Curitiba, para que a Cruz do Pilarzinho seja tombada como patrimônio histórico. “É claro que é preciso criar um sentido de preservação dos elementos que têm valor simbólico, por isso o ideal seria que todas essas cruzes representativas fossem cuidadas”, opina o arquiteto Irã Dudeque, que faz parte da Conselho.
*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!