Estilo & Cultura

Curitiba apresenta na COP21 projeto Vila Sustentável

Gazeta do Povo
09/12/2015 13:00
Thumbnail

O superintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Vicente de Castro Trindade, em sua apresentação na COP21. Foto: Prefeitura Municipal de Curitiba / divulgação.

A Prefeitura de Curitiba participou da conferência climática COP21, sediada em Paris, com uma proposta de revitalização ecológica. O projeto Vila Sustentável pretende aplicar melhorias em uma área de ocupação irregular da capital, localizada no bolsão Audi União e na Vila Icaraí, sem descuidar do meio ambiente. A intenção é aplicar cerca de US$ 80 milhões em construções inteligentes, resilientes e sustentáveis, com energia solar, reaproveitamento de água, telhados verdes, hortas comunitárias, tratamento ecológico de resíduos, ciclovias e calçadas permeáveis. Cerca de 30 mil pessoas serão beneficiadas com o novo espaço.
Apresentado na COP21 pelo uperintendente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Alfredo Vicente de Castro Trindade, o projeto despertou interesse da Agência Francesa de Desenvolvimento, braço do governo francês que coopera financeiramente com o setor público de outros países. Apoiadora de outras atividades, como o Programa de Recuperação Ambiental e a Ampliação da Capacidade da Região Integrada de Transporte, a AFD afirmou que a Vila Sustentável se enquadra em uma nova linha de financiamento para projetos sustentáveis.
De acordo com o secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, o objetivo da Vila é transformar regiões carentes do município em áreas de desenvolvimento sustentável. “A ideia é  melhorar a qualidade de vida das pessoas. Fazer com que elas tenham orgulho de onde vivem e que exista essa ligação entre espaço e moradores”, alega. O secretário também garante que, apesar de ainda aguardar financiamento, a proposta não está completamente parada. “Estamos, dentro do possível, implantando melhorias na região, que já conta com o Portal do Futuro, Faróis do Saber e atividades como o plantio de flores para embelezar os espaços”, diz Lima.
Mas a participação da capital paranaense na conferência não se limitou à Vila Sustentável. Curitiba fez parte do fórum “Água Gerando Energia”, coordenado pela Itaipu no sábado (5), e esteve presente no evento “Diálogo 100% – Energia Renovável”, que aconteceu nesta segunda (7) e é promovido pela ICLEI Local Governments for Sustainability, principal associação governos dedicados ao desenvolvimento sustentável.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!