Estilo & Cultura

Curitiba ganhará novo parque ao lado do Bosque Gomm no Batel

adrianoj
16/01/2016 00:00
Thumbnail

Projeto do novo parque foi discutido com a comunidade. Crédito: Divulgação SMCS

A Prefeitura de Curitiba e o shopping Pátio Batel firmaram nesta semana o termo de implantação de uma nova unidade de conservação junto à área do Bosque Gomm, no bairro Batel.
O projeto do novo parque na região central da capital foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e prevê uma série de obras no espaço situado em frente à Casa Gomm e entre as ruas Bruno Filgueira, Carmelo Rangel e Hermes Fontes, preservando a construção e o bosque Gomm, tombados pelo patrimônio cultural do Estado.
Os destaques ficam por conta de novas calçadas em piso de concreto e de paralelepípedo que vão ligar as três ruas, um gazebo coberto, um deque de madeira que poderá ser utilizado para apresentações artísticas e culturais, parquinho com brinquedos destinados a crianças com deficiência, paraciclo, painéis decorativos em bambu, nova iluminação e espaços dedicados para o uso da comunidade – como para aulas de Tai Chi Chuan e ginástica e criação de canteiros de flores.
Detalhes do projeto, com parquinho e áreas de convívio. Crédito: Divulgação SMCS<br>
Detalhes do projeto, com parquinho e áreas de convívio. Crédito: Divulgação SMCS<br>
Para a concepção do plano foram consideradas as demandas dos moradores e sociedade. “A cidade ganha e a comunidade também. É mais um espaço de convivência e lazer para a população e as intervenções irão valorizar ainda mais a Casa Gomm, que agora terá ao seu lado um parque bem estruturado”, comentou Renato Lima, secretário municipal de Meio Ambiente. O projeto também foi discutido com a Comunidade Bosque do Gomm e também com a Coordenação de Patrimônio Cultural do Estado que atualmente ocupa a histórica casa.
Uma das condições para a construção do Pátio Batel, prevista no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) referente ao empreendimento determinava a abertura de uma nova via de circulação de carros na região. O aditivo ao TAC assinado agora substitui essa intervenção pela implantação da unidade de conservação.
As ações definidas pelo TAC têm a execução de responsabilidade do shopping. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente ficará responsável pela fiscalização da execução das obras e pela preservação do parque após a entrega das intervenções.
Novo parque terá deck de madeira. Crédito: Divulgação SMCS
Novo parque terá deck de madeira. Crédito: Divulgação SMCS
Painéis decorativos em bambu fazem parte do projeto. Crédito: Divulgação SMCS
Painéis decorativos em bambu fazem parte do projeto. Crédito: Divulgação SMCS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!