Curitiba vai trabalhar com a Holanda para promover projetos de ciclomobilidade

Termo de cooperação prevê melhorias do modal por meio de projetos de design, arquitetura e urbanismo

Embaixador da Holanda no Brasil liderou grupo de holandeses e brasileiros que chegou pedalando à Prefeitura para a assinatura do acordo. Fotos: Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação

por Gazeta do Povo

18/09/2015

compartilhe

Curitiba e instituições holandesas formalizaram nesta sexta-feira (18) um acordo de cooperação para aumentar o potencial de ciclomobilidade da capital paranaense. A meta é ampliar a integração da bicicleta à vida da cidade por meio de projetos inovadores nas áreas de arquitetura, planejamento urbano e design, consolidando o modal como opção de mobilidade segura e abrangente.

O termo de entendimento – assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, pelo embaixador da Holanda no Brasil, Han Peters, e por representantes das instituições envolvidas – prevê que a cooperação se estenda por cinco anos.

LEIA MAIS

>> Sabe o que é que Curitiba tem de bom?

>> Curitiba é finalista ao título de Capital Mundial do Design de 2018

>> Esculturas de flores fazem homenagem a Van Gogh

00169618(1)

O embaixador da Holanda no Brasil liderou um grupo de holandeses e brasileiros que chegou pedalando à Prefeitura para a assinatura do acordo. Ele disse que, na Holanda, a bicicleta é mais do que um meio de transporte – é um modo de vida. E, bem humorado, forneceu uma receita aos presentes: “Usando carro você queima dinheiro e fica mais gordo. Usando bicicleta, você queima gordura e fica mais rico”.

Também assinaram o documento de cooperação as seguintes instituições brasileiras e estrangeiras: Universidade de Twente, Universidade Wageningen, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo (UP), Dutch Cycling Embassy (associação holandesa que atua no mundo inteiro incentivando o ciclismo), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e CicloIguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você