Estilo & Cultura

Curitiba vai trabalhar com a Holanda para promover projetos de ciclomobilidade

Gazeta do Povo
18/09/2015 19:36
Thumbnail

Embaixador da Holanda no Brasil liderou grupo de holandeses e brasileiros que chegou pedalando à Prefeitura para a assinatura do acordo. Fotos: Cesar Brustolin/SMCS/Divulgação

Curitiba e instituições holandesas formalizaram nesta sexta-feira (18) um acordo de cooperação para aumentar o potencial de ciclomobilidade da capital paranaense. A meta é ampliar a integração da bicicleta à vida da cidade por meio de projetos inovadores nas áreas de arquitetura, planejamento urbano e design, consolidando o modal como opção de mobilidade segura e abrangente.
O termo de entendimento – assinado pelo prefeito Gustavo Fruet, pelo embaixador da Holanda no Brasil, Han Peters, e por representantes das instituições envolvidas – prevê que a cooperação se estenda por cinco anos.
LEIA MAIS
O embaixador da Holanda no Brasil liderou um grupo de holandeses e brasileiros que chegou pedalando à Prefeitura para a assinatura do acordo. Ele disse que, na Holanda, a bicicleta é mais do que um meio de transporte – é um modo de vida. E, bem humorado, forneceu uma receita aos presentes: “Usando carro você queima dinheiro e fica mais gordo. Usando bicicleta, você queima gordura e fica mais rico”.
Também assinaram o documento de cooperação as seguintes instituições brasileiras e estrangeiras: Universidade de Twente, Universidade Wageningen, Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Positivo (UP), Dutch Cycling Embassy (associação holandesa que atua no mundo inteiro incentivando o ciclismo), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBPQ) e CicloIguaçu – Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!