Estilo & Cultura

Desmatamento no Brasil é tema de mostra na Bienal de Design de Londres

HAUS
16/08/2018 13:44
Thumbnail

Foto: Reprodução/Designboom

A Bienal de Design de Londres, que acontece na capital inglesa de 4 a 23 de setembro, vai trazer o desflorestamento no Brasil como foco principal de uma das suas instalações. A mostra “Desmatamento”, criada pelo brasileiro David Elia e com curadoria de Waldick Jatoba, traz como inspiração o design da poltrona do artista que leva o mesmo nome.
A instalação será toda revestida por tocos de árvores em miniatura, assim como as cadeiras. A intenção é lembrar a topografia da Mata Atlântica, tanto pela sua biodiversidade como pela redução que sofreu em seu tamanho ao longo da história. A base, azul royal, remete à cor usada pela guarda florestal para indicar árvores que devem ser salvas.
Foto: reprodução/Designboom
Foto: reprodução/Designboom
O pavilhão brasileiro tem como objetivo, além da força simbólica da mostra, ressoar nos espectadores a sensação de conhecer por dentro uma floresta tropical, provocando o medo, a surpresa e admiração.
A motivação do artista são puramente os fatos. Desde 2004, o desmatamento das florestas já diminuiu 80% no Brasil, mas o país se comprometeu a encerrar a prática até 2030 — o que continua sendo um desafio.
Poltronas "desmatamento", por David Elias. Foto: reprodução/Designboom
Poltronas "desmatamento", por David Elias. Foto: reprodução/Designboom
A Bienal de Londres traz mostras que representam os seis continentes, abrangendo diversos países e seus diferentes ‘estados emocionais’. Elia, que mantém escritórios no Rio de Janeiro e em Londres, é o representante brasileiro nesta edição.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!