Estilo & Cultura

10 fotógrafos brasileiros de arquitetura para seguir no Instagram

HAUS
19/08/2018 15:00
Thumbnail

Foto: Eduardo Macarios/Divulgação

Um dos elementos mais fundamentais de quem trabalha com arquitetura diariamente é, sem dúvida nenhuma, a imagem. São elas as grandes responsáveis por criar referências, capturar a linguagem de um ambiente e registrar os detalhes de um espaço — e são os fotógrafos especializados em arquitetura os grandes responsáveis por valorizar a área com seus registros.
Neste 19 de agosto, celebramos o Dia Mundial da Fotografia e, como forma de homenagear esses profissionais, a HAUS elencou 10 brasileiros que são especialistas em capturar essa essência. Confira!

@marianaorsifotografia

Mariana Orsi é a união dos dois mundos: é fotógrafa, mas também arquiteta e urbanista especializada em arquitetura contemporânea. Ela é a criadora do projeto Click a Pé, que organiza passeios fotográficos mensais por São Paulo e arredores. No trabalho autoral, explora a relação das pessoas com a cidade.

@macarios

Residente de Curitiba, Eduardo Macarios é formado na Inglaterra pela Arts University Bournemouth. O fotógrafo já publicou os livros Andante (2009) e Wadad (2016) e integrou as exposições Chaos & Classic em 2014 e Mover ao Encontro em 2018. Além dos trabalhos com arquitetura e design de interiores, também tem uma série de retratos integrando seu portifólio.

@juliaribeirofotografia

Há quase dez anos, Júlia Ribeiro deixou agências de comunicação e publicidade para se dedicar à fotografia. A profissional é formada em administração de empresas e tem pós-graduação em Gestão de Negócios, mas também estudou fotografia na Escola Panamericana de Arte e Design. Tem no currículo um prêmio pelo concurso “Fatos e Fotos do Rio Tietê” da Fundação Patrimônio Histórico da Energia e Saneamento do Estado de São Paulo.
LEIA TAMBÉM

@guilherme_pupo

Guilherme Pupo é curitibano e formado em jornalismo pela Universidade Federal do Paraná. Fotografa profissionalmente há mais de duas décadas e, recentemente, incorporou à sua técnica o uso do drone — com o qual registra fotos estonteantes no seu projeto autoral Curitiba Aérea. Ele recebeu menção honrosa no prêmio Drone Awards 2018 na categoria Pessoas com uma foto do calçadão da Rua XV de Novembro, na capital paranaense.

@mairaacayaba

Maíra Acayaba mora em São Paulo e frequentemente tem seu trabalho publicado em veículos nacionais e internacionais. Ela já participou de bienais de arquitetura como o Rolê de Exposições na Cartel 011, em São Paulo, e o Nederlands Fotomuseum, em Roterdã. Também colaborou na elaboração do guia online de arquitetura paulista SP2014.net, apresentado na X Bienal de Arquitetura de São Paulo.

@andrenazarethfoto

André Nazareth também tem formação em arquitetura e em fotografia. Atua como profissional da área desde 2000, e é residente do Rio de Janeiro. No seu Instagram, contempla tanto fotos comerciais de ambientes como suas autorais, tanto tiradas no dia a dia quanto algumas de suas viagens.

@omanuelsa

Manuel Sá passou pela academia estudando diversas áreas que culminaram na fotografia: tem graduação em Arquitetura pela Universidade Federal da Bahia e pós-graduação em Geografia, Cidade e Arquitetura pela Escola da Cidade. Atualmente, mora na badalada Vila Madalena, em São Paulo, e publica em diversos veículos brasileiros e internacionais.

@eduardotriboni

Eduardo Triboni vive em São Paulo. Também uniu a formação em arquitetura com a área da fotografia, apresentando um trabalho que resulta em uma grande sensibilidade de ambos.

@rafaelrenzo_fotografo

Rafael Renzo tem formação pela Escola Panamericana de Arte e atua na área de fotografia de arquitetura desde 2010. Casa Cor São Paulo e projetos para fabricantes de móveis são alguns dos projetos que podem ser conferidos no seu feed do Instagram.

@donadussi

Marcelo Donadussi também é graduado em Arquitetura e Urbanismo, mas pela PUCRS. Está há dez anos desenvolvendo projetos de fotografia de arquitetura, e engloba as mais diversas facetas da área: fachadas, internas, externas, comerciais, residenciais e institucionais.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!