As 7 melhores imagens feitas com drone pelo mundo

Fotografia brasileira recebeu menção honrosa em premiação internacional que valoriza novos olhares sobre arqueologia, geologia, geografia, arquitetura e urbanismo

A foto vencedora do prêmio: Above The Polar Bear, por Florian Ledoux.

por Aléxia Saraiva

07/08/2018

compartilhe

Os vencedores do prêmio internacional de fotografia Drone Awards 2018 foram anunciados. E, para a felicidade dos fãs de Curitiba, as tão características calçadas de petit pavê foram homenageadas através dos clique do fotógrafo Guilherme Pupo. Sua foto “Sidewalk” recebeu menção honrosa na categoria Pessoas.

“Sidewalk”, por Guilherme Pupo.

O Drone Awards é uma premiação aberta para fotógrafos profissionais e amadores, e seleciona um vencedor global e mais um para cada categoria. O prêmio é dividido em seis áreas: Vida Selvagem, Urbano, Pessoas, Abstrato, Natureza e Esportes. As fotos vencedoras participam de uma exposição em Siena, na Itália, durante os meses de novembro e dezembro. Ao todo, foram sete vencedores oficiais.

A foto vencedora do prêmio: Above The Polar Bear, por Florian Ledoux.

No total, o prêmio recebeu mais de 4.400 fotografias inscritas, vindas de 101 países. O requisito é que as fotografias sejam aéreas, tiradas tiradas com o auxílio de drones. Segundo o prêmio, as vantagens desse tipo de olhar permite uma perspectiva totalmente fora do usual. Através dela, áreas como a arqueologia, geologia, geografia, arquitetura e urbanismo ganham um novo valor — e, por isso, a premiação existe como forma de reconhecer todo seu potencial criativo.

Assisi Over the Clouds, por Francesco Cattuto, vencedora da categoria Urbana

Toda a premiação é realizada pela organização Art Photo Travel. O júri desta edição foi composto por cinco fotógrafos profissionais. São eles: Guo Jing (China), Dan Humphrys (Reino Unido), Chase Guttman (Estados Unidos), Luca Bracali (Itália) e Sean Davey (Austrália).

Ameneties, por Gary Cummins, destaque da categoria Urbana

Curitiba Aérea

Guilherme Pupo trabalha com fotografia há duas décadas. No início da carreira, pegou gosto por ângulos aéreos tirando fotos do apartamento dos pais, que ficava no 11º andar de um edifício. Posteriormente, precisava alugar um helicóptero para fotos encomendadas por clientes.

O drone veio trazer praticidade há um ano e meio. “O valor de um drone era o equivalente a uma hora de aluguel de um helicóptero”, explica Pupo. Além da diversidade de alturas e enquadramentos proporcionados pelo aparelho, ele permite que se tire fotos do ângulo a pino: 90º para baixo, o que é impossível do alto de um prédio. Assim, Pupo ganhou mais liberdade tanto nas fotos autorais como nas comerciais.

As fotos que Pupo tira de sua cidade integram o projeto Curitiba Aérea, da qual “Sidewalk” faz parte. Ao destacar as sombras mais do que os elementos que as formam, Pupo consegue um de seus resultados preferidos que obtém principalmente a partir do uso do aparelho. “É uma sensação que confunde um pouco e eu gosto de explorar”, conta.


Veja aqui todas as fotografias selecionadas pelo Drone Awards 2018.

Veja mais fotos selecionadas pelo prêmio:

AlAshkhara-3s, por Hamed AlGhanboosi, destaque categoria Urbana

Weather Snake, por Ovi D. Pop, vencedor da categoria Abstrato

Skating Shadows, por Vincent Riemersma, vencedor da categoria Esportes

Saving to Start Out, por Fan Zhang, destaque da categoria Esportes

Pilgrimage of Millions of People, por Qinghua Shui, vencedor da categoria Pessoas

Nelder Plots, por Garret Suhrie, destaque da categoria Natureza

Mada’in Saleh, por Gabriel Scanu, vencedor da categoria Natureza

A foto vencedora do prêmio: Above The Polar Bear, por Florian Ledoux.

Crisscross Pattern-Dubai, por Xinghui Ma, destaque categoria Urbana

Blacktip Shark, por Adam Barker, vencedor da categoria Vida Selvagem

Beos, por Rudy Sunandar, destaque categoria urbana

LEIA MAIS

As melhores fotografias de arquitetura tiradas com iPhones em 2018

Fotografias revelam alma e geometria das cidades

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você