Eco confete e outras ideias sustentáveis e originais para o carnaval

Luciane Belin*
20/02/2020 17:45
Thumbnail

Foto: Vitor Sampaio

Nos últimos anos, a sustentabilidade vem dando o tom do Carnaval e as micropartículas de glitter, os excessos de plástico e de papel vêm sendo obrigados a abrir alas e deixar passar as alternativas mais ecológicas.
Entre as tendências que embalam esse movimento estão a do glitter biodegradável e a de fazer seu próprio confete, usando, para isso, apenas um perfurador de papel e algumas folhas secas. Foi assim que nasceu a ideia do ECOnfete, um tipo de confete ecológico que aproveita materiais que, depois da folia, não vão poluir o meio ambiente.
O ECOnfete foi criado pelo engenheiro ambiental e sanitarista Vitor Hugo de Goes Sampaio, que propõe um produto incrivelmente fácil de fazer e que funciona não bem quanto o confete feito com papel, recortado em folhas de árvores.
“O confete tradicional é feito a partir de folhas de jornais, revistas, celofane, papel metalizado e outros materiais. Além disso, são acondicionados em sacolas plásticas descartáveis. Ao deixarmos o entusiasmo da festividade de lado e analisarmos de forma racional essa prática, na verdade estamos jogando resíduo diretamente ao chão”, lembra ele.
Segundo Vitor, “[este lixo] por sua vez irá sujar as ruas, se decompor após um longo tempo e, em grandes quantidades, pode prejudicar o sistema de drenagem urbano e até mesmo chegar às estações de tratamento ou ambientes aquáticos”.
Foto: Vitor Sampaio
Foto: Vitor Sampaio

Como fazer seu próprio ECOnfete?

Para se preparar para o Carnaval, Vitor sugere escolher folhas largas, o que facilita o manuseio e a perfuração das mesmas. “Para evitar alergias ou intoxicações, é importante não utilizar plantas como o neem (ou nim) indiano, espada de São Jorge, ortiga, comigo-ninguém-pode, pinhão-roxo, normalmente plantas que possuem látex e algumas outras ornamentais já conhecidas pela toxicidade. Podemos utilizar folhas de mangueira, cajueiro, amendoeira-da-praia, dentre outras plantas”.
Foto: Vitor Sampaio
Foto: Vitor Sampaio
Outra dica dele, ao escolher a folha, é verificar também o estágio de decomposição e presença de fungos, processo natural e comum a toda matéria orgânica. “Após essa análise rápida, pode ser feito uma assepsia simples com água e sabão neutro, fazendo movimentos suaves para não danificar o material. Se não for utilizar imediatamente, é possível deixar secar ao sol para retirar um pouco da água presente na folha verde, retardando assim o processo de decomposição”.
E não é preciso nem mesmo colorir o material antes de perfurar. “As folhas já possuem uma coloração linda. É possível encontrá-las em diferentes tonalidades das cores amarelo, marrom, verde, laranja… Então a dica é aproveitar o material da maneira mais natural possível. Fica super colorido e sustentável”.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Nem só de confete se faz o carnaval

Mas, de nada adianta fazer confete natural e distribuir aos convidados em sacos plásticos. “Use potinhos de vidro para armazenar o econfete e o glitter biodegradável, além de prático ainda dá para colorir diferentes cantos da casa e deixar mais fácil o acesso para as pessoas se divertirem. Além disso, vasos de plantas e roseiras também trazem vida ao ambiente”.
Outra dica sustentável, segundo ele, é fazer máscaras ou itens temáticos a partir do reaproveitamento de materiais como papéis de rascunho, papelão, caixa de leite e sapato, garrafas de vidro, latas, entre outros. “Copo e canudo reutilizáveis também são uma tendência ecofriendly, ainda deixará a festa com um toque intimista sem esquecer dos cuidados para com o meio ambiente, uma vez que será evitado o descarte de copos e canudos plásticos”, completa Vitor.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Para tornar a festa ainda mais colorida, outra sugestão é investir em elementos naturais como as flores e frutas, que exaltam a brasilidade da decoração. Fazer arranjos multicoloridos de flores, combinados a algumas frutas da estação, em composições com e galhos e folhas de diferentes tipos e tamanhos. É possível adotar também a ideia das folhas e fazer recortes diferentes para decorar os arranjos.
Foto: Pexels.com
Foto: Pexels.com
Espetinhos ou pequenos cachepôs com frutas picadas também podem ser ideias para transformar o cardápio em decoração, abusando das cores e sem usar elementos artificiais.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
Segundo a arquiteta de interiores Ana Cristina Ávila, é possível pensar em uma decoração sustentável e que transmita alegria, cores e diversão. “Devemos sempre avaliar o material escolhido com muito critério, para que essa composição seja feita com sucesso”.
Para isso, outra boa ideia é investir em decoração feita em casa. “Painéis decorativos feitos de juta e fitas coloridas podem formar paredes lindas. Montar objetos como flores feitas de garrafa pet, ou máscaras coloridas feitas de garrafa de produtos de limpeza”, exemplifica.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
*Especial para HAUS. Matéria publicada originalmente em fevereiro de 2019. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!