Estilo & Cultura

Escultor cria anjo com 100 mil facas utilizadas em crimes fatais

HAUS
24/08/2017 10:30
Thumbnail

Foto: Reprodução/@alfiebradleyart.

Mais de cem mil facas utilizadas em crimes fatais foram a matéria-prima utilizada pelo artista plástico Alfie Bradley na confecção do “The Knife Angel” (O Anjo da Faca, em tradução livre). A escultura, que impressiona pela complexidade do trabalho, tem por objetivo chamar a atenção para o crescimento da violência com uso de facas no Reino Unido.
O projeto foi financiado pelo The British Ironworks Centre, destino turístico dedicado à preservação e criação de obras em metal, e levou dois anos para ser concluído. Este tempo foi necessário para a reunião das peças, que foram apreendidas por 43 forças policiais do Reino Unido após a ocorrência de crimes de alta gravidade, e preparação delas para a confecção da escultura. Isso envolveu desde a limpeza até a retirada do fio das facas.
Para a montagem da escultura, que tem mais de oito metros de altura, Bradley preparou uma estrutura de aço sobre a qual as facas, muitas gravadas com o nome de suas vítimas, foram soldadas uma a uma. No site do projeto, inclusive, é possível assistir aos vídeos que mostram diferentes etapas da confecção da escultura, da montagem do “esqueleto” à finalização dos detalhes.
O portal também traz depoimentos de famílias que perderam parentes em ataques com facas e dados referentes aos crimes cometidos com a arma branca no Reino Unido – que era de um a cada 16 minutos, em 2016.

Gorila

Esta não é a primeira obra do escultor Alfie Bradley que chama a atenção mundo afora. O artista assina, por exemplo, a escultura de um gorila, de quatro metros de altura, confeccionada com 40 mil colheres doadas.
Originalmente feito para o israelense Uri Geller, ilusionista que ganhou fama internacional ao dobrar colheres com o “poder da mente”, atualmente a obra está visitando hospícios e hospitais infantis na região central da Inglaterra.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!