Esqueça a estética futurista, o primeiro hotel espacial vai parecer um cruzeiro

Gazeta do Povo
12/09/2019 20:46
Thumbnail

Foto: divulgação

Pode soar como uma ideia distante, mas fato é que o primeiro hotel espacial do mundo está sendo planejado e a inauguração deve acontecer em 2025. No entanto, ao contrário do que as imagens de Blade Runner ou 2001: Uma Odisseia no Espaço podem sugerir, a estética futurística não vai fazer parte do projeto. A proposta, na verdade, é transformar a viagem em algo similar aos cruzeiros.
Quem afirma é o arquiteto Tim Alatorre, responsável pelo design da Estação Espacial Von Braun, em entrevista ao Deezen. O projeto da The Gateway Foundation pretende tornar o espaço um lugar acessível a turistas do mundo todo — e, para isso, oferecer preços mais “em conta”, embora ainda não se tenha uma estimativa de quanto a viagem custará. A previsão é receber 100 turistas por semana. 
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Toda a estação vai ser equipada com uma tecnologia que simula a gravidade, diminuindo o efeito “flutuante” do espaço e aumentando o conforto dos visitantes. Esse efeito é criado a partir da rotação da estação, que será circular e terá 190 metros de diâmetro.
Acoplados ao círculo central, se espalham 24 módulos individuais com acomodações para dormir, dentre outras funções. Uma parte das acomodações será destinada aos turistas; outra parte, vendida como residências e haverá ainda uma parte alugada para governos com fins científicos.
Estação espacial terá formato circular para rotacionar e provocar efeito gravitacional. Foto: divulgação
Estação espacial terá formato circular para rotacionar e provocar efeito gravitacional. Foto: divulgação
Alatorre explica que a experiência será semelhante à de um cruzeiro, com restaurantes, bares, shows, cinema e diversos eventos. Com a gravidade, esses serviços poderão funcionar normalmente.
O design de interiores é baseado na estética dos anos 1950, que foi previamente desenhado pelo cientista espacial Wernher von Braun, que dá nome à estação — o que confere um tom de polêmica ao projeto, uma vez que von Braun foi um oficial das Forças Armadas do regime nazista durante a Segunda Guerra Mundial. A estética abusa de materiais naturais e cores, para fazer com que os visitantes se sintam “em casa”.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
“Como os custos gerais ainda são muito altos, a maioria das pessoas acha que o turismo espacial estará disponível apenas para os super-ricos. Embora eu também acredite que isso será verdade nos próximos anos, a Gateway Foundation tem o objetivo de tornar as viagens espaciais possíveis para todos”, afirma o arquiteto.
A Gateway Foundation espera que esse projeto seja o primeiro de uma série de possibilidades de habitação no espaço. “Teremos verdadeiras cidades no espaço, que serão pontos de parada para quem vai e vêm da Lua ou de Marte”, complementa Alatorre.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!