Estilo & Cultura

Estudantes da Espanha criam protótipo de ar-condicionado sustentável

Gazeta do Povo
29/10/2015 09:19
Thumbnail

Bolhas de hidrocerâmica aumentam em até 400 vezes seu tamanho e resfriam o ambiente. Foto: divulgação.

Pode ser que daqui há alguns anos não seja mais necessário o consumo de energia elétrica para o uso do ar-condicionado. Estudantes do Institute of Advanced Architecture of Catalunya (IAAC), na Espanha, criaram um mecanismo que resfria o ambiente sem o uso de eletricidade.
Os aparelhos convencionais que ajudam a diminuir o desconforto do calor são responsáveis por grande parte do consumo de energia e também contribuem para o excesso de produção de CO2. Essa tecnologia proposta pelos estudantes espanhóis parece ser uma excelente alternativa sustentável e econômica.
O protótipo funciona da seguinte forma: várias bolhas de hidrogel, instaladas na parede, retém até 400 vezes seu volume em água. Com o passar do tempo, as esferas — chamadas de hidrocerâmicas — evaporam a água lentamente, resfriando o ambiente.
Para reabastecer a parede especial, um dia de chuva é necessário para que a peça fique pronta para reiniciar todo o processo. O protótipo dispensa o uso de energia elétrica. Para entender melhor como vai funcionar esse mecanismo, confira o vídeo abaixo:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!