Estilo & Cultura

Quatro gerações tocam olaria que ajudou a construir Curitiba

Rafaella Coury*
23/04/2018 11:30
Thumbnail

Fotos: Hugo Harada/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Ao passar pelo Umbará, bairro ao sul de Curitiba, é impossível não olhar para o céu em busca das tradicionais chaminés das olarias. Conhecido como o berço da tijolaria, o bairro viveu seus anos dourados nas décadas de 1970 e 1980, fornecendo material de construção civil para toda a região.
Hoje essas chaminés não fazem mais parte da paisagem. O número de indústrias diminuiu e a chegada de novas tecnologias modificou o modo de trabalho, atualmente mais sustentável, menos poluente e sem a necessidade das clássicas chaminés. Mas o lugar respira história, como a da família Pilato.
A Cerâmica Duas Palmeiras recebeu esse nome em 1980, mas produz tijolos desde 1953, quando os irmãos João Fortunato Pilato e Cândido Carlos Pilato abriram sua primeira olaria, em um endereço diferente de onde está hoje, no número 8.410 da rua Nicola Pellanda. Para Alvir Antonio Pilato, neto de João, a localização era ideal: “A região é boa para a cerâmica, já que é uma área de várzea e próxima do Rio Iguaçu, onde a matéria-prima era abundante”.
Ceramica Duas Palmeiras.
Ceramica Duas Palmeiras.
Com a tecnologia disponível à época, quanto mais pura fosse a argila, melhor. Ainda assim, em épocas de chuva, o rio enchia e atrapalhava sua extração. Além disso, nas primeiras décadas, a produção só acontecia no verão, pois o frio fazia os tijolos racharem e transformava o óleo que substituía a madeira em uma graxa que não queimava. As dificuldades faziam parte do dia a dia.
Antonio Dirceu Pilato, pai de Alvir, conta que eles fabricavam tijolos de dois furos e tudo era feito no amassador, manualmente ou com auxílio animal. Do cavalo, foram para o diesel e dele, para a energia em uma máquina mais sofisticada, a maromba. Com os fornos de hoje, eles produzem com o que sobra de outras extrações, um material mais arenoso. “Mas não tem problema, pois temos a tecnologia para lidar com ele”, afirma Alvir.
LEIA MAIS

De pai para filho

A fabricação de tijolos na Cerâmica Duas Palmeiras está na quarta geração. O que começou com João Fortunato foi para Antonio Dirceu, passou para Alvir Antonio e hoje está chegando em Dirceu Victor, que tem 27 anos e trabalha na olaria com o pai e o tio. O conhecimento também foi passado de pai para filho: “Como as coisas eram bem diferentes, meu avô aprendeu tudo na marra, o que dava certo ou não dava, e qual o melhor material. Hoje, os fornos fazem tudo e utilizamos o conhecimento para definir o que queremos produzir, e como”, conclui Alvir.
Ceramica Duas Palmeiras.
Ceramica Duas Palmeiras.
Dirceu conta que sua toda a sua família, que veio da Itália, trabalhou na fabricação de tijolos. E o bairro inteiro era assim. “Família grande trabalha em olaria para ter pouquíssimas despesas. Tudo era manual ou animal. A matéria-prima, a gente buscava no rio. A madeira para o forno, era da região – coisa que hoje não é mais possível. Só o transporte era complicado, pela falta de estrutura”, explica. Dirceu trabalhou na olaria da família desde os 11 anos; saía da escola e ia direto para lá. Já sua esposa trabalhava em uma fábrica próxima, e eles se conheceram “por aí”. A atividade era familiar e todo mundo participava.

Um pouco para cada lado

A destinação dos tijolos mudou conforme os anos foram passando e as possibilidades de transporte, melhorando com o tempo. No início, a produção da Cerâmica Duas Palmeiras fez parte da construção do bairro e a demanda foi aumentando. Nos anos 1970, os tijolos construíram Santa Felicidade e partes do estado, especialmente a cidade de Pato Branco. Dirceu conta que até hoje tem amigos na cidade, com quem negociou naquela década.
Atualmente, a olaria funciona com uma produção menor do que a sua capacidade. “Hoje não compensa fazer uma grande produção de tijolos, o custo de produção está muito alto. Por isso, fazemos um produto mais fino, destinado para revestimento, que é o que vemos em estabelecimentos que têm tijolo aparente”, explica Alvir. Para eles, é esse produto que rende atualmente. Ainda assim, o conhecimento do ofício é o que faz a diferença na hora de produzir, e segue sendo o mesmo adquirido por João e Cândido na década de 50.
Ceramica Duas Palmeiras.
Ceramica Duas Palmeiras.

Um bairro de história

O professor Marcos Afonso Zanon, autor do livro “Oleiros do Umbará”, explica que a atividade na região foi crescendo conforme o mercado do café se intensificou no Paraná. “Entre as décadas de 1950 e 1970, ocorreu o crescimento da cidade, movimentando o setor imobiliário, e a demanda por tijolos aumentou muito. Foi a era de ouro das olarias”, conta.
Os bairros do sul de Curitiba, como Jardim das Américas, Portão e Pinheirinho, além do próprio Umbará, foram construídos com os tijolos dessas olarias, afirma o professor. Assim como grandes obras públicas como o Centro Cívico, o Teatro Guaíra e a Biblioteca Pública do Paraná. “A história de Curitiba e a das olarias do Umbará se confundem, e uma não existe sem a outra”, conclui Marcos.
*especial para HAUS

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!