Estilo & Cultura

Florianópolis inaugura ponto de ônibus ecologicamente correto

Luan Galani
08/12/2015 10:00
Thumbnail
Florianópolis sai na frente. Nesta terça-feira (8) a Associação Comercial e Industrial da capital catarinense (ACIF) inaugura um ponto de ônibus ecologicamente correto. A cobertura conta com vegetação para diminuir o calor, irrigação autônoma feita pelo reuso de água da chuva, geração de energia por meio de placas fotovoltaicas, que permitem a iluminação do ambiente – feita por lâmpadas de LED – e o carregamento de celulares via USB.
O ponto fica em frente ao Palácio da Agronômica, a residência oficial do governador do estado de Santa Catarina, e atenderá dez linhas diferentes. A intenção é multiplicar paradas do mesmo modelo no futuro.
O projeto e a execução foram feitos pelo núcleo de paisagismo da entidade catarinense, que provam que esperar a chegada do ônibus pode ser uma experiência mais agradável para o usuário do transporte público.
Segundo Maria Cecília Guinle, que integra o núcleo da ACIF, o espaço é resultado de vários estudos sobre abrigos de ônibus pelo mundo e é, com todos os itens que comporta, o único deste tipo no Brasil. “Reunimos modelos instalados em grandes cidades como Amsterdã, Paris, Boston, Califórnia, Miami e outras aqui do Brasil, e buscamos mesclar os elementos interessantes de cada uma para montar um lugar em que o usuário tenha conforto e comodidade enquanto espera pelo transporte”, explica Maria Cecília.
A estrutura feita em aço também o torna totalmente reciclável. O forro da cobertura e os bancos são feitos com chapas de madeira plástica, feitas de plástico reciclado e produzidas no Presídio Agrícola de Palhoça. Também foi destinado um espaço exclusivo para facilitar a acessibilidade dos cadeirantes. E ainda estão previstas a instalação de um bicicletário e de um painel para fornecer informações das linhas de ônibus que passam pela parada.
A iniciativa tem o apoio do Projeto Empreender Competitivo 2013-2015, uma parceria entre a Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) com o Sebrae, e administrado no estado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!