Estilo & Cultura

Hospital infantil é transformado em galeria de arte

Gazeta do Povo
26/10/2015 14:16
Thumbnail

Artistas de Londres transformam hospital infantil em galeria lúdica e colorida. Fotos: Vital Arts / Divulgação

O ambiente hostil, frio e nada convidativo de um hospital é especialmente repulsivo para as crianças. Pensando em tornar essa realidade menos dura, a organização de artes britânica Vital Arts, lançou o desafio de transformar um hospital infantil em uma galeria lúdica e colorida. Para isso, reuniu 15 artistas ingleses para que cada um produzisse arte para um ambiente do hospital Royal Children.
A organização explica que, apesar de ser um pouco limitado pelo fato de os ambientes hospitalares precisam ser fáceis de limpar, foi possível usar diversas técnicas e materiais como vinil, cerâmica e madeira, dando mais vida às diferentes alas.
As criações trazem elementos do circo, art déco, cultura asiática, orgânico e muitos outros. O objetivo de toda essa criatividade é trazer um pouco mais de alegria e esperança no dia a dia das crianças, e tornar o espaço mais acolhedor, com mais vida e humor.
Hospital Pequeno Príncipe
Em Curitiba uma iniciativa parecida aconteceu na fachada do Hospital Pequeno Príncipe emj 2014. O artista plástico André Mendes fez um grande mural transformando as paredes do prédio da emergência com um grafite inspirado no clássico infantil, bem como nas obras dos pacientes. São cerca de mil metros quadrados de pura arte, em um presente para a população.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!