Estilo & Cultura

Hospital Pequeno Príncipe vai ficar de cara nova; veja como será

Sharon Abdalla
24/04/2019 21:52
Thumbnail

Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim/Divulgação | Aleksander Schoeffel

Quem circula pelas imediações do Hospital Pequeno Príncipe já deve ter notado uma movimentação para lá de colorida no prédio que abriga um dos mais respeitados centros de tratamento pediátrico do país.
Trata-se do projeto Laços, tocado pela iniciativa privada por meio da Lei de Incentivo à Cultura, que, entre outras atividades, está fazendo das artes plásticas uma ferramenta para unir pacientes, acompanhantes e os curitibanos, além de prestigiar a instituição que celebra seu centenário neste 2019.
Para isso, três artistas de peso da cena curitibana assinam três painéis que estão sendo pintados em diferentes estruturas do complexo do hospital. São eles: Rimon Guimarães, Tom + Amor e André Mendes, que em 2014 executou o painel que marca a fachada do Pequeno Príncipe.
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim
As obras de Rimon e de Tom, pintadas na entrada do ambulatório da Avenida Iguaçu e no muro do hospital que faz frente para o mesmo endereço, estão em fase de finalização. Hipercoloridas, elas trazem vida e alegria para a estrutura física do complexo, além de ‘conversarem’ com as centenas de pessoas que circulam por ali todos os dias.
“A obra do Rimon traz um pássaro e um peixe muito rico em detalhes e texturas. O muro do Tom, por sua vez, é inspirado na história do Pequeno Príncipe [de Antoine de Saint-Exupéry], mas a trouxe para a realidade local. Ao invés da rosa, há uma bromélia. Ao invés do príncipe louro, temos príncipes que representam a diversidade das raças”, conta Isadora Hofstaetter, produtora do projeto.
Já sobre a obra de André, cuja pintura ainda será iniciada, são poucos os detalhes, o que aguça a curiosidade de quem acompanha o processo. “Peguei grandes mestres da pintura, como [Joan] Miró e [Pablo] Picasso, que são fortes referências para mim, e criei o mural também inspirado pela literatura de ‘O Pequeno Príncipe'”, resume o artista plástico.
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim

O projeto

A pintura dos murais integra a segunda etapa do projeto Laços, que teve início em janeiro com a realização de oficinas artísticas que envolveram as crianças atendidas pelo hospital e seus acompanhantes.
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim
“Fizemos um trabalho para [estabelecer e reforçar] os laços entre eles, que estão em um momento especial, sensibilizados. Então, as brincadeiras foram pensadas por mim e pela Elisa [Cordeiro] para serem realizadas pela dupla, eram atividades que demandavam trabalho em equipe”, lembra André, responsável pela coordenação das oficinas, da pintura e da futura exposição.
A mostra, terceira e última etapa do projeto Laços, tem previsão de abertura para o início de junho no Museu Municipal de Arte (Muma), no Portão. Nela estarão expostos os trabalhos realizados durante as oficinas, apresentando toda a “atmosfera” que envolveu os 16 encontros.
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim
Fotos: Aleksander Schoeffel e Lucas Amorim

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!