Estilo & Cultura

Ícone do pós-modernismo, arquiteto Robert Venturi morre aos 93 anos

HAUS*
20/09/2018 15:07
Thumbnail

Foto: Wikimedia Commons

Considerado por muitos como o pai do pós-modernismo, o arquiteto Robert Venturi faleceu nesta terça-feira (18) vítima de “uma doença leve”, como informou a família Venturi ao Architect’s Newspaper.
Vencedor do prêmio Pritzker, considerado o Nobel da arquitetura, em 1991, o norte-americano da Filadélfia marcou um período da arquitetura no qual as cidades, como as conhecemos hoje, começavam a se consolidar e conquistou reconhecimento entre os pares, chegando a integrar importantes associações como a American Institute of Architects e o Royal Institute of British Architects – como membro honorário.
Nascido em 25 de junho de 1925, Venturi estudou arquitetura na Universidade de Princeton. Em 1944, quando chegou, o curso era ligado ao departamento de arte e arqueologia, o que alimentou seu interesse pela história da arquitetura.
Foto: Reprodução/Archdaily
Foto: Reprodução/Archdaily
Esse interesse fundaria a sua forma de reagir à pureza daquele que ficou conhecido como estilo internacional, com suas casas como caixas brancas e janelas em fita, habitadas pelo homem do futuro – cuja existência a realidade da guerra negou brutalmente.
Seus primeiros trabalhos foram com modernistas fora da linha, Eero Saarinen, popularizado pela mesa oval que leva seu nome, e Louis Kahn, que cultivava certo aspecto místico aliado ao rigor geométrico em sua arquitetura.
Uma bolsa de estudos o levou por dois anos a Roma. Na volta da Europa, conheceu Denise Scott Brown, também professora da Universidade da Pensilvânia. Casaram-se em 1967.
Foto: Reprodução Facebook Scott Brown
Foto: Reprodução Facebook Scott Brown
Os dois trabalharam juntos a partir de 1969, no escritório que Venturi havia estabelecido com John Rauch. Juntos, também foram professores em Yale e assinaram prédios com desenhos que remetiam a frontões e frisos de templos gregos, como o Museu de Arte de Seattle, de 1991 – ano em que Venturi recebeu o Pritzker.
Em seu discurso, agradeceu a honraria como se ela fosse dada também a sua mulher, excluída do reconhecimento. Robert Venturi dizia que usava a história como referência, não como inspiração. Apesar disso, sua influência derivou em um sem fim de cópias meramente formalistas, espalhadas mundo afora.

Atuação na literatura da profissão

Foto: Reprodução/Archdaily
Foto: Reprodução/Archdaily
Crítico da filosofia do “Menos é Mais”, o Less is More, do modernista alemão Mies van der Rohe, Robert Venturi chegou a dizer que “Menos é Chato”, na célebre frase “Less is Bore, contida no livro “Complexidade e Contradição em Arquitetura”, de 1966.
Encantado pelo excessivo, tinha em Las Vegas um de seus maiores fascínios. Com seus luminosos e estacionamentos, a cidade era, para Robert Venturi, tão importante e merecedora de estudo quanto a Europa medieval ou a antiguidade clássica.
Foto: Wikimedia Commons
Foto: Wikimedia Commons
Entre suas principais obras, o arquiteto e teórico escreveu “Aprendendo com Las Vegas” ao lado de Denise Scott Brown, sua esposa e parceira de profissão.
Dedicado a entender os significados dos símbolos presentes na arquitetura, o livro, lançado em 1972, busca compreender as virtudes da Strip, principal avenida de Las Vegas.
Bem longe da cidade que tanto o inspirava, Venturi faleceu na Filadélfia, onde viveu a maior parte de sua trajetória. O arquiteto, que tinha Alzheimer, morreu ouvindo Beethoven, segundo disse ao New York Times o urbanista James Venturi, seu único filho com Denise Scott Brown.
Em uma declaração feita ao Architect’s Newspaper, a família Venturi disse:
“Robert Venturi, um dos principais arquitetos do mundo, morreu aos 93 anos. Ele faleceu pacificamente em casa na terça-feira depois de uma doença leve. Uma declaração mais elaborada sobre a vida incrível de Bob será realizada nos próximos dias. Por enquanto, Denise Scott Brown e James Venturi pediram que respeitássemos seus desejos de privacidade no período de luto”.
*Com informações Folhapress e Archdailly

LEIA TAMBÉM:

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!