Estilo & Cultura

Colônia rural perto de Curitiba ganha uma das mais altas (e belas) igrejas ucranianas do Brasil

Sharon Abdalla
05/06/2017 20:33
Thumbnail

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

A união dos moradores da Colônia Marcelino, em São José dos Pinhais, fez do sonho de acolher mais fiéis na igreja da Santíssima Trindade, que há cerca de um século atende a comunidade ucraniana da região, uma realidade.
Inaugurada com uma grande festa neste domingo (4), a nova igreja da Santíssima Trindade, construída ao lado da antiga edificação, não só destaca a arquitetura típica dos templos ucranianos como está entre as maiores construções do estilo no estado, como defendem a comunidade e seus projetistas.
Com cerca de 740 m², a igreja tem 32 metros de altura (quase 35 metros, se considerada a cruz da cúpula central) e capacidade para 450 pessoas sentadas. “Se contarmos os lugares em pé, ela chega a abrigar até 500 pessoas”, acrescenta o arquiteto Leopoldo Guimarães, responsável técnico da execução da obra.
Para erguê-la, foram necessários nove anos de muito trabalho e empenho da comunidade. Afinal, quase a totalidade dos recursos utilizados na construção vieram de doações ou da arrecadação das festas realizadas na colônia.

Projeto

Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Fotos: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
O projeto arquitetônico da nova igreja da Santíssima Trindade é assinado por Marcelo Ferraz Cesar, atual secretário de Urbanismo de Curitiba. Seguindo a volumetria dos templos bizantinos, a igreja apresenta planta cruciforme e uma cúpula central localizada no encontro de seus eixos, o que é bastante comum nas igrejas ucranianas, como lembra o arquiteto Fábio Domingos Batista, um dos autores do livro “Igrejas ucranianas: Arquitetura da Imigração no Paraná”.
Outras quatro cúpulas circundam a central e compõem o conjunto carregado de simbolismo. “As cúpulas das igrejas ucranianas são sempre em número ímpar (uma, três ou cinco), assim como os símbolos católicos, como a sagrada família e as chagas de Cristo”, explica Guimarães. “Na igreja [da Santíssima Trindade], elas fazem referência a Deus, na figura de Jesus Cristo, e aos quatro evangelistas: Marcos, Lucas, João e Mateus”, acrescenta.
Outra característica das cúpulas que remetem à tradição ucraniana está nas mãos de quem as confeccionou: o artesão Nicolau Bobalo Neto. Natural de Prudentópolis, uma das maiores comunidades ucranianas no estado, ele divide com Hryhorij Nedorub grande parte das encomendas de cúpulas para igrejas ucranianas, e desenvolveu um método próprio para executá-las.
Como pode ser observado na igreja da Colônia Marcelino, este sistema envolve cúpulas octogonais cobertas com telhas de alumínio em forma de escamas e estampadas com símbolos litúrgicos.

Interior

No interior da igreja, com piso em mármore e granito, o destaque fica por conta da iconografia presente nas pinturas que revestem as paredes e nos entalhes em madeira, que fazem referência aos símbolos católicos ou tem função exclusivamente ornamental.
No canhão da cúpula central, como é chamado o octógono que suporta a estrutura, vê-se a imagem de Jesus Pantocrator (representação de Cristo relacionada à tradição cristã oriental) rodeado de anjos, por exemplo.
“Cerca de 60% da iconografia interna está pronta. As pinturas foram feitas pela irmã Verônica Nogas, que tem mestrado na área, cursado na Ucrânia, e desenvolveu um trabalho com os jovens da comunidade interessados em participar dos trabalhos”, conta Leopoldo Guimarães.
As obras ainda ganham o destaque da iluminação natural que atravessa as janelas incolores. Os vitrais, por sua vez, são em menor número e estão estrategicamente posicionados para marcar o altar e ornamentar a cúpula central.
No pavimento superior, três tribunas posicionadas em semicírculo voltado ao altar podem acomodar o coral e os instrumentistas, assim como os fiéis. Já no subsolo, estão localizados os espaços catequéticos e a casa paroquial.
“Depois de todo o esforço e trabalho, o sentimento é o de uma satisfação muito grande ao ver a igreja pronta e aberta à comunidade”, avalia Pedro Nogas Neto, empresário e presidente do conselho da igreja da Santíssima Trindade.

Veja mais fotos da nova igreja da Santíssima Trindade

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!