Gigante do design mundial cria vila urbana com casas modulares, desmontáveis e pagas por ações

Gazeta do Povo
18/06/2019 13:41
Thumbnail

Foto: divulgação/SPACE10

No rol de soluções pensadas para amenizar o impacto da crise mundial de habitações — com casas de baixa qualidade, preços altos e uma grande quantidade de pessoas sem acesso à moradia —, a mais nova integrante vem de uma velha conhecida do mundo da decoração. A marca sueca IKEA, por meio de seu laboratório de pesquisa SPACE10 e em parceria com o escritório de arquitetura dinamarquês EFFEKT, desenvolveu um novo projeto que visa tornar imóveis mais acessíveis ao mercado.
A ideia do projeto Urban Village é criar vilas com pessoas de diferentes gerações e camadas sociais e incentivá-las a compartilhar instalações em uma comunidade — o chamado “co-living”. Entre a infraestrutura comum, estariam escolas e transportes compartilhados, captação local de água, refeições comunitárias e iniciativas de agricultura urbana — tudo desenhado priorizando a sustentabilidade.
O primeiro ‘pulo do gato’ está na venda dos imóveis. Em vez de comprar a casa da forma tradicional, os moradores teriam a possibilidade de comprar “ações” do imóvel comunitário a cada mês, de forma que “caibam no bolso”. Assim, eles aumentariam progressivamente seu percentual de propriedade sobre a casa ao longo do tempo.
Esse tipo de pagamento dispensaria entradas ou grandes investimentos iniciais, enquanto o aluguel permaneceria acessível, cobrindo eletricidade, água, aquecimento, manutenção e instalações compartilhadas.
Foto: divulgação/SPACE10
Foto: divulgação/SPACE10

Aumentando a família, aumentando o espaço

Além disso, outra novidade é que as casas não sejam fixas, mas se adaptem às necessidades de cada família conforme cada configuração. Por exemplo: enquanto a casa para uma pessoa tem 36 m², um casal ocupa uma casa de 72 m², e pode se mudar para uma de 108 m² após ganhar um filho.
A estrutura das construções seria feita a partir de madeira laminada, material considerado resistente e sustentável. Cada casa ou ambiente comercial é pensado de modo modular, aumentando ou diminuindo seu tamanho total segundo seu uso e se reconfigurando com facilidade. Segundo Sinus Lynge, sócio da EFFEKT, a saída permite “configurar uma ampla gama de diferentes tipologias de moradias para diferentes ambientes urbanos”.
O sistema modular também tem a vantagem de ser pré-fabricado e produzido em massa, reduzindo custos, impacto ambiental e a quantidade de dióxido de carbono emitida durante a construção.
Foto: divulgação/SPACE10
Foto: divulgação/SPACE10
“O sistema é projetado para ser desmontado, criando um ciclo no qual materiais de construção podem ser reutilizados e substituídos ao invés de desperdiçados. Isso pode ser um divisor de águas para a indústria da construção”, acrescentou Lynge, na ocasião da apresentação do projeto.

Acesso digital

Enquanto o aluguel cobre uma base de serviços fixos para todos os moradores, outros são opcionais e podem ser adicionados à “assinatura” da moradia na vila, tais como alimentação, transporte, seguro e atividades culturais. Esses serviços seriam gerenciados e acessados por meio de um aplicativo exclusivo para moradores.
Foto: divulgação/SPACE10
Foto: divulgação/SPACE10
O projeto foi desenvolvido pelas empresas ao longo de dois anos e apresentado no início do mês pela SPACE10 durante o Democratic Design Day, conferência anual da IKEA voltada a novas ideias, que acontece na sede da empresa em Älmhult, na Suécia. O próximo passo é receber investidores e interessados para um feedback e possíveis próximos passos para a concretização do conceito.
Mais informações podem ser encontradas no site do projeto.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!